Na hora da viagem pós-pandemia para gestantes, elas poderão seguir toda cartilha que já haviam planejado durante o período de distanciamento social
Mesmo que no momento, dificilmente, as pessoas estão viajando para lugares mais distantes, é possível planejar a próximo destino. Aquela fase gostosa da escolha e do que quer conhecer. No caso de uma viagem pós-pandemia para gestantes é necessário verificar alguns itens de planejamento. E neste artigo, vamos enumerá-los.
Viagem pós-pandemia para gestantes
Tanto as gestantes de primeira viagem como as mais experientes devem seguir alguns procedimentos para poder realizar uma viagem segura para um lugar mais distante. Isso tudo pode assegurar a saúde dela e do bebê.
Em primeiro lugar, a grávida deve pedir um atestado a seu médico, garantindo que ela pode realizar tal viagem. No caso das companhias aéreas, geralmente, elas exigem o atestado médico a partir da 27ª semana de gestação. No entanto, é recomendável verificar as regras de cada empresa de aviação, pois a quantidade de semanas pode variar de uma para outra. Mas, normalmente, a exigência do documento é após este período. Já o atestado deve conter as seguintes informações: tempo máximo de voo permitido, previsão para o nascimento do bebê, e o documento deve ser emitido com pelo menos sete dias antes do embarque.
Termos
Além do atestado médico, a gestante também deve estar atenta ao termo de responsabilidade. Esta assinatura varia conforme cada companhia de viagem. E em caso de gestação simples ou múltipla, o termo pode ser solicitado entre a 26ª e 36ª semana de gestação. Vale lembrar que sua obrigatoriedade é, normalmente, conjunta à apresentação do atestado médico, ou seja, um documento não exclui o outro.
Contudo, algumas linhas aéreas exigem a emissão de formulários próprios da empresa em substituição ao termo de responsabilidade geralmente utilizado. Portanto, é recomendável que a gestante consulte as regras com antecedência, para sua emissão.
Maior comodidade durante a viagem pós-pandemia para gestantes
Após providenciar tais trâmites, as gestantes podem se preocupar com o que levar na mala e ainda no que vestir durante o tempo de voo ou de estrada. É aconselhável que elas usem roupas leves e confortáveis e que também optem por assentos próximos ao corredor, tanto no ônibus como no avião. Sendo assim, elas poderão levantar com maior facilidade para irem ao banheiro. Isso tudo sem contar a importância de sempre manter uma boa hidratação e alimentação durante a viagem. Se puder, caminhe pelo corredor um pouco, para evitar inchaços nos pés. Agora que você já sabe o que levar em consideração na hora de uma viagem pós-pandemia, é se atentar ao que cada companhia estipula como regra para gestantes e escolher a que melhor atende suas necessidades.
*Foto: Divulgação