Quando a varicocele não é tratada pode resultar no crescimento dos testículos, o que afeta o funcionamento do órgão no futuro
A varicocele é uma doença provocada pela dilatação das veias do escroto e, geralmente, pode ser diagnosticada ainda na infância ou adolescência, especialmente a partir dos 15 anos de idade.
Varicocele afeta infertilidades entre os homens
Além disso, quando a varicocele não é tratada pode resultar no crescimento dos testículos. Tal condição é a principal causa tratável de infertilidade entre os homens. Portanto, seu diagnóstico e tratamento precoce são de extrema importância.
Doença é mais comum do que se imagina
De acordo com o médico urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Danilo Galante, a varicocele é mais comum do se imagina:
“A doença é diagnosticada em cerca de 25% dos homens, então é super comum. Mas somente 10% deles terão infertilidade.”
Entre os mais novos, ela acontece em 15% dos meninos, no começo da adolescência.
Como identificar já na infância e adolescência
Segundo a cirurgiã e urologista pediátrica do Hospital Sabará, Priscila Cardoso Braz Ascar, a doença é mais frequentemente diagnosticada no testículo esquerdo. Isso pode causar dor na região ou sensação de peso, no caso dos adolescentes:
“Pode se apresentar também no testículo direito ou ser bilateral, mas é menos comum. Isso porque os vasos do testículo esquerdo, que se originam dentro do abdômen, têm uma angulação reta. Eles então sofrem muita pressão de todo o sangue do corpo, o que acaba dilatando as veias do testículo.”
Ela complementa:
“A dor geralmente é pontual e melhora com analgésico simples. Dificilmente o paciente vai ao pronto-socorro ou mesmo procura um urologista.”
Casos assintomáticos
Entretanto, existem casos assintomáticos em que o primeiro diagnóstico ocorrerá somente na adolescência. Neste caso é quando já consegue se notar um crescimento desigual dos testículos.
Os especialistas explicam que mesmo quando a varicocele é bilateral, a doença geralmente apresenta grau mais grave no testículo esquerdo. E isso faz com o que esse testículo tenha desenvolvimento mais lento.
Existe prevenção?
Em contrapartida, o Dr. Galante afirma que não existe uma prevenção à doença. Sendo assim, ele recomenda que os meninos passem por consultas recorrentes ao urologista. Desse modo, é possível fazer um diagnóstico precoce e acompanhamento do caso.
“Toda vez que é feito diagnóstico de varicocele em crianças e adolescentes, fazemos acompanhamento anual do paciente, para que seja avaliado o tamanho e crescimento do testículo.”
Exame de espermograma
Contudo, por meio do exame de espermograma é possível analisar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides. Ele pode auxiliar a detectar a varicocele, mas não costuma ser pedido aos adolescentes, explica a médica Priscola Ascar.
“Pode haver alterações no espermograma do adolescente que são normais para a idade, porque o seu desenvolvimento ainda não está completo. E isso pode atuar como um fator de confusão no diagnóstico.”
Tratamento
Quando é necessário tratar a doença ela é realizada por meio de uma cirurgia, ressalta Galante.
“É feita uma incisão de cerca de 2 cm na virilha. Quando é bilateral, é feita uma incisão de cada lado. A cirurgia leva cerca de uma hora para cada lado.”
Por outro lado, Ascar revela que a maioria dos jovens não possui indicação para cirurgia.
“É necessário fazer um acompanhamento linear, com exames físicos e ultrassom com doppler, para percebermos quando há necessidade de cirurgia.”
*Foto: Divulgação