Tintura na gravidez causa dúvidas em mamães de primeira viagem, principalmente; conheça alguns truques para camuflar o retoque da raiz
Muitas mulheres quando engravida ficam em dúvida de como devem proceder quanto à tintura dos cabelos. Isso porque algumas enfrentam a chegada também dos frios brancos. E nem todas as gestantes gostam ou querem deixar os fios desta tonalidade durante toda a gravidez. Se este é seu caso, este artigo é para você.
Tintura na gravidez – posso ou não pintar?
Apesar de não haver sérias restrições, os médicos não recomendam pintar os cabelos nos primeiros meses de gestação. A maior parte das tinturas disponíveis no mercado contém em sua fórmula a amônia. Tal substância pode gerar problemas à mãe e ao bebê. Mas, apesar de não existir um estudo aprofundado que comprove seus malefícios, o recomendado pelos médicos é não arriscar e evitar assim estes produtos.
Converse com médico
Na dúvida do que fazer, converse sempre com seu médico, ele será a melhor pessoa a aconselhar neste momento, uma vez que ele faz o acompanhamento de sua gestação, exames. Ou seja, ele sabe quais substâncias poderiam afetar sua saúde.
Além disso, os especialistas costumam liberar a tintura na gravidez após o segundo semestre de gravidez.
Evite outros produtos
Por outro lado, além da amônia, a classe médica também não aconselha realizar outros procedimentos durante a gestação. Neste caso, são os produtos que contenham chumbo ou formol em sua composição. Estas substâncias são usadas em escovas térmicas, por exemplo.
Alternativas
Sendo assim, uma boa alternativa para quem não quer se arriscar, mas conseguir disfarçar o retoque de raiz ou os frios brancos, por certo período, é o uso de xampus tonalizantes. Assim como escovas relaxantes à base de carbocisteína. Outra forma de disfarçar os fios da cor indesejada é fazer reflexos com distância igual ou maior de que dois centímetros do couro cabeludo.
Produtos sem amônia
Contudo, hoje já existem algumas marcas no mercado sem a presença de amônia, usadas após o segundo semestre de gestação. Basta pesquisar a que melhor lhe atende. Mas não se esqueça de procurar uma recomendação médica antes.
*Foto: Depositphotos