Tema do quarto do bebê tem de refletir um espaço clamo e, ao mesmo, lúdico, em que ele possa aprender também
Uma das coisas principais a se fazer com a chegada de uma nova criança em casa é definir o tema do quarto de seu filho. Isso inclui itens em que pode se transformar num espaço lúdico, mas também de muito aprendizado com o passar do tempo. Neste artigo você vai aprender cinco dicas que pode colocar em prática.
Tema do quarto do bebê
As opções para o tema do quarto do bebê são inúmeros, o que abrange papéis de parede com formas de animais, personagens de desenho ou filmes, esportes e formas geométricas, por exemplo. Confira a seguir estas cinco dicas.
1 – Personalidade da criança
Tentar transferir para o quarto do bebê sua personalidade, mesmo em tão pouco tempo de convivência, faz parte da brincadeira. Sendo assim, a escolha do tema não deve ser feita apenas com o intuito do que está na moda, tem que conferir identidade. Portanto, você pode transferir para o quarto da criança algo que esteja relacionado com a história de sua família, por exemplo.
2 – Selecione os itens conforme o tema
Quando o tema é definido fica mais fácil e também otimiza as compras, uma vez que não sairá comprando itens que não tem a ver com a temática e, consequentemente haverá uma economia de dinheiro.
3 – Considere o crescimento da criança
O próximo passado após a escolha do tema é considerar o crescimento da criança dentro deste espaço. Ou seja, os gostos da criança podem mudar ao longo do tempo. Portanto, pense em temáticas que funcionem nos primeiros anos de vida da criança e que no futuro possam ser adaptadas com facilidade.
Isso envolve também uma paleta de cores e materiais. Ao fazer uma base mais neutra, por exemplo, ela pode seguir nesta transformação ao longo do tempo, e pode também introduzir elementos como almofadas, papel de parede e objetos que possam ser trocados facilmente quando a criança quiser.
4 – Paleta de cores
Com uma paleta de cor versátil, e agradável aos olhos, ou seja, que possa harmonizar facilmente com diversos elementos decorativos, opte por tons neutros ou suaves. Eles são ideais como base, uma vez que permite a inclusão de detalhes temáticos por meio de acessórios, roupas de cama e decorações.
5 – Incorpore texturas diferentes
Vale destacar que os bebês possuem uma curiosidade natural e adoram conhecer e explorar diferentes texturas. Escolha um tema que permita incluir uma variedade de texturas, como: almofadas variadas que podem ser coloridas, tapetes felpudos, cortinas leves e brinquedos de pelúcia. Além de enriquecer a decoração, também oferece estímulos sensoriais para o desenvolvimento do bebê.
Estudos
Por fim, já há estudos que revelam que crianças que possuem espaço de dormir e brincar bem organizados. E quando a criança apresenta maior independência, criatividade e concentração, elas também demonstrarão maior capacidade de lidar com desafios e resolver problemas. E tais habilidades são essenciais para seu crescimento e quando atingir a vida adulta.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/psd-gratuitas/childroom-com-prateleiras-e-brinquedos_7043724.htm#fromView=search&page=1&position=21&uuid=81b2dd6d-c0c5-4886-8804-ec7fb446b13f