A cada mês de gestação, o simples ato de andar por aí já se torna mais difícil para as grávidas. E tudo isso também está atrelado ao tipo de calçado usado. Neste artigo vamos indicar quais os sapatos para gestantes mais adequados para este momento.
É preciso ter em mente que a moda gestante deve ser bastante confortável, antes de ser estilosa.
Sapatos para gestantes
Portanto, durante a gravidez o mais recomendado é colocar sapatos de salto baixo. Porém, ele deve ter altura entre um e quatro centímetros, por causa do amortecimento e conforto. Sendo assim, os modelos desta linha podem ser: sapatilhas, scarpins baixos e rasteirinhas. Tudo dependerá da ocasião.
Evite saltos altos e finos
Todavia, os sapatos para gestantes não devem ter salto muito alto e ser de bico fino, por exemplo. Além disso, se as canelas da grávida estiverem grossas e ela usar uma sandália com tiras que amarram nesta região, refletirá na espessura da perna, além de prejudicar a circulação sanguínea.
Entretanto, quem tiver canelas mais finas pode usar sandálias com tirar mais delicadas, mas que não apertem muito também. E fuja das tiras finas, pois elas comprimem os vasos sanguíneos, ocasionando possíveis edemas na região.
Inchaços dos pés
Na fase de gestação é comum em algumas mulheres o inchaço nos pés. Portanto, é fundamental que os sapatos para gestantes se ajustem ao tamanho do pé neste período. Não se esqueça de verificar qual número está calçando atualmente para não ter erro na hora de escolher o modelo adequado. Caso tenha que ir à loja experimentar, tome todos os cuidados de higienização, pois a pandemia de Covid-19 continua.
Sapatos para gestantes têm de ser confortável
Como já mencionado acima o calçado ideal para uma grávida tem que ser confortável. Mas claro que ele ainda pode ser estiloso e servir para diversas ocasiões. Atualmente, há muitas lojas especializadas em moda gestante, que também reflete nos calçados. Basta pesquisar no Google e com certeza achará uma mais próxima de sua casa.
Botas e tênis
As grávidas que adoram usar botas devem optar pelos modelos ortopédicos por proporcionar segurança e conforto ao pisar. E para os dias mais frios este modelo ainda confere maior elegância. No entanto, se você já tiver uma bota que não aperta o tornozelo nem a perna, pode usar à vontade também. Porém, não ande com botas com salto acima de 5 centímetros.
Em relação ao tênis, este tipo de calçado é ideal para caminhadas e poderá ser ajustado ao pé conforme necessidade. E o melhor: ele nunca sai de moda! Ultimamente ele tem sido peça-chave no look de muitas mulheres, gestantes ou não.
Sandálias Anabela
No quesito sandália, a mais recomendada para as gestantes é a de salto Anabela. Isso porque esse modelo de salto favorece a distribuição do peso e ainda proporciona melhor transpiração dos pés por ser aberta. Para os dias mais quentes ela é a melhor opção.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre sapatos para gestantes e quais as melhores opções para cada tipo de situação, basta escolher o modelo mais apropriado para os seus pés.
*Fotos: Divulgação