Pré-natal odontológico nas unidades de Vitória da Conquista supera meta no indicador de desempenho
A assistência integral às gestantes no pré-natal é um dos principais focos da área de saúde da mulher na Atenção Básica na rede municipal de Saúde de Vitória da Conquista e alcançou resultados positivos em alguns indicadores do programa federal Previne Brasil.
Pré-natal odontológico
De acordo com os indicadores foi o pré-natal odontológico, que no terceiro quadrimestre de 2022 superou o parâmetro nacional de 60% (preconizado pelo Ministério da Saúde), alcançando o percentual de 75% de realização das consultas odontológicas das gestantes acompanhadas pelas unidades de saúde na Atenção Primária à Saúde (APS).
De acordo com a coordenadora de saúde bucal do município, Luiza Lorrayne Castro, isso é resultado de um excelente trabalho desempenhado pelas 40 equipes de saúde bucal da rede municipal de saúde.
“Falar sobre o pré-natal odontológico remete a uma ideia errônea de fragmentação do cuidado, mas esse trabalho realizado em equipe traz inúmeros benefícios para a gestante que será cuidada de forma multiprofissional.”
Garantia de atendimento de pré-natal odontológico
A coordenadora disse ainda que o programa visa garantir um atendimento odontológico de qualidade para essas mulheres em seus territórios.
“Vitória da Conquista só alcançou esse resultado graças a uma equipe odontológica coesa e comprometida com esse cuidado. E vamos nos esforçar para avançar muito mais, porque a nossa meta é chegar aos 100%.”
Saúde bucal da gestante
O período gestacional também pode promover alterações e deixar a gestante mais suscetível a problemas odontológicos. Sendo assim, o pré-natal deve ser feito de modo multiprofissional e a gestante deve receber a orientação específica de um odontólogo, juntamente com os demais profissionais que fazem o acompanhamento, para que saiba realizar a prevenção e possa fazer o tratamento dos problemas orais, como a cárie, a doença periodontal e demais lesões bucais que podem surgir durante esse período. As consultas são ofertadas em todos os trimestres da gestação, de forma segura.
O pré-natal odontológico nas unidades de saúde é feito por agenda compartilhada. Além das consultas médicas e de enfermagem, as gestantes também são encaminhadas à consulta odontológica para avaliar a necessidade de tratamento.
Consultas
Durante os nove meses de gestação, o ideal é que a mulher grávida faça o acompanhamento constante com o dentista. O ideal é visitar o profissional duas a três vezes. As consultas podem ocorrer entre o terceiro e quarto mês da gestação e no segundo trimestre, próximo ao parto.
Previne Brasil
- Trata-se de um programa que avalia alguns componentes para fazer o repasse financeiro federal aos municípios e monitora sete indicadores de saúde:
- consultas de pré-natal;
- atendimento odontológico na gestação;
- realização de exames para Sífilis e HIV em gestantes;
- cobertura de exames citopatológicos;
- vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas;
- e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
*Foto: Depositphotos