Perda gestacional fez artista compartilhar como lidou com a perda de 4 bebês
A dubladora Lhays Macedo, de 31 anos, conhecida por dublar um personagem muito querido das crianças, o Pikachu, de Pokémon Eu, além da vilã Anastasia, de Cinderella, conta como superou a perda de 4 bebês. Atualmente, ela está grávida de 20 semanas, mas jamais imaginou o quanto seria difícil e dolorosa esta jornada de poder se tornar mãe.
Lhays começa sua história ao revelar que a decisão de aumentar a família surgiu em um momento delicado ao saber que seu pai estava com um câncer terminal, o que deixou a família muito mal. Ela admitiu à revista CRESCER que gostaria de ter um filho e que seu pai pudesse conhecê-lo.
Perda gestacional
Em 2022, após quatro meses de tentativa, a influenciadora e o marido, o médico Yago Fernandes, se depararam com o tão sonhado teste de gravidez positivo. No entanto, semanas depois, ela sofreu um aborto espontâneo. Além do luto, a dubladora ainda enfrentou momentos difíceis por conta do agravamento do estado de saúde do seu pai. Infelizmente, o avô não conseguiu conhecer o neto, pois faleceu logo depois. Antes de ir para o enterro do pai, Lhays foi surpreendida com a notícia de uma nova gravidez. Na ocasião, ela ficou empolgada com a notícia que vinha como um acalento após um momento de dor. Porém, essa gestação também não evoluiu, sendo mais uma perda gestacional.
Ao descobrir a terceira gestação, bem eu tempo de contar ao seu companheiro, e veio mais um aborto. Diante de tantas perdas, o casal decidiu consultar um especialista e investigar mais a fundo o caso da dubladora.
Trombofilia
Após os exames, os médicos a diagnosticaram com trombofilia, que consiste em uma maior propensão a ter eventos trombóticos venosos, em razão das anormalidades no sistema de coagulação. Esse quadro contribui para o entupimento das veias e eleva o risco de abortos de repetição, assim como de parto prematuro.
Quando ia começar o tratamento acabou tendo uma gestação ectópica e perdeu o bebê antes mesmo de iniciar o tratamento.
Para ela foram lutos difíceis e, às vezes, silenciosos. Porém, faz questão de jamais esqueceu a perda de cada um de seus bebês e sempre falar deles. Isso porquecada um foi importante para a dubladora e para construção do propósito de sua família.
Uma nova esperança
Em contrapartida, quando engravidou pela quinta vez, a influenciadora ficou apreensiva, ao mesmo tempo em que estava confiante com o progresso da gestação. Ela começou o tratamento e vem fazendo um pré-natal cuidadoso nos últimos meses. Durante os primeiros três meses, Lhays ficou de repouso e depois foi liberada para fazer atividade física. Agora, ela se prepara para ter um parto normal. Ela diz ainda que as injeções que toma diariamente são um desafio a mais também, mas que fica feliz de ter cada uma delas.
Lhays só revelou sua gravidez para os estúdios no quarto mês de gestação. Portanto, seguiu com sua rotina de trabalho, fazendo apenas algumas adaptações.
Hoje com 20 semanas, a dubladora do Pikachu diz que se manteve de pé durante esse período difícil por conta de sua fé.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-gravida-sentada-perto_17743385.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=cfd8f27c-cb08-45ea-9312-36d44ac477bb