Trompas enoveladas podem acometer mulheres em idade fértil e são caracterizadas pela mudança no formato das trompas
Muitas mulheres tentantes podem não saber, às vezes, que um dos motivos de não conseguirem engravidar logo de cara diz respeito a terem trompas enoveladas. Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre o assunto.
Trompas enoveladas
As trompas enoveladas podem acometer mulheres em idade fértil e são caracterizadas pela mudança no formato das trompas. Entretanto, já há soluções clínicas que possibilitam que a mulher consiga engravidar.
As trompas enoveladas são, na realidade, as trompas uterinas em uma posição diferente do que a habitual, sendo consideradas “tortas”. Consequentemente, o fator adiar um pouco mais o sonho de muitas mulheres em gestarem um filho. Isso porque o caminho percorrido pelos espermatozoides até o útero será dificultado pela posição das trompas.
Contudo, há uma confusão em relação às trompas uterinas e as obstruídas. No primeiro caso, o caminho está mais tortuoso em razão das trompas estarem “tortas”. Já no segundo caso, a passagem está fechada.
Apesar da confusão sobre cada tipo de trompa, seus tratamentos são diferentes também, pois as trompas obstruídas requerem tratamento mais intenso e de longo prazo.
Surgimento – razões
Há fatores que podem colaborar para o surgimento das trompas enoveladas. São eles:
- Traumas;
- Processos infecciosos;
- Processos inflamatórios;
- Doenças no colo do útero ou nas trompas.
Porém, se a mulher não passou por nenhuma das situações acima, é possível que as trompas se formem, podendo ser um fator genético ou ainda uma condição desde o nascimento. Entretanto, as causas mais comuns são traumas e infecções, pois eles afetam a sustentação do músculo dessa região. E isso pode fazer com que as trompas se “entortem”, dificultando a gestação.
Diagnóstico
Seu diagnóstico é realizado meio de um exame conhecido como histerossalpingografia. Ele consiste em tirar radiografias da região da pélvis feminina para identificar qualquer formação diferente presente nas trompas.
A depender da dificuldade e as anomalias presentes, o médico pode solicitar o exame mais de uma vez, até que seja possível visualizar e diagnosticar adequadamente a paciente.
Tratamentos
Atualmente, os tratamentos disponíveis não dão garantia de reverter a condição, pois as trompas enoveladas não têm cura. Porém, os tratamentos permitem que seja possível a mulher engravidar mesmo com um grau de dificuldade maior.
Neste caso, os médicos recomendam que as tentativas perdurem por pelo menos seis meses, além de manter o acompanhamento da fertilidade do casal por meio de exames para certificar se não há outro impedimento para que a mulher engravide.
Quando há o diagnóstico das trompas enoveladas, o médico pode sugerir os seguintes tratamentos:
Laparoscopia: ela consiste em tentar corrigir as trompas o quanto antes, para que o espermatozoide tenha o caminho mais aberto possível para que ele possa chegar até o óvulo. A cirurgia também é feita em pacientes que têm o diagnóstico de trompas obstruídas com a mesma finalidade. Ou seja, liberar o caminho para ter a passagem livre. Mas cada paciente é única e é preciso conversar com o médico e identificar quais são as chances de sucesso do tratamento. E tenha em mente que sempre tem a possibilidade de se engravidar naturamente, e essa avaliação também é discutida com seu médico.
FIV – Fertilização in vitro: aqui a técnica é conhecida por fertilizar o espermatozoide no óvulo em laboratório. A partir da fecundação é feita sua transferência para o útero, para que a gestação possa transcorrer normalmente. Além disso, se a tentante não possuir outro problema com a fertilidade, a gravidez seguirá o curso natural já na fecundação. Esse procedimento é aplicado quando não existe sucesso com as tentativas naturais, e quando há um grau de dificuldade muito grande para que o espermatozoide chegue até o óvulo para a fecundação. Mas este é o último recurso ata tentar engravidar e, portanto, cabe uma avaliação mais cuidadosa e criteriosa a fim de entender qual o método deve ser aplicado, sempre visando o bem-estar da paciente.
É possível ter uma gestação com trompas enoveladas?
Sim, é possível. E as chances de conseguir engravidar naturalmente são boas. Porém, se a gravidez natural não acontecer, a mulher pode ainda se beneficiar dos recursos da medicina moderna e recorrer aos tratamentos disponíveis.
Por fim, as trompas enoveladas não são necessariamente sinônimo de infertilidade permanente, porque há formas e meios de se conseguir engravidar nesta condição.
*Foto: Divulgação