Mundo das Crianças é uma chance de fazer um bate e volta para quem não mora na cidade do interior paulista
Com a pandemia, a criançada precisou segurar o freio nas brincadeiras por um bom tempo. Porém, agora, os locais de brincadeiras a céu aberto vão retomando suas atividades presenciais. Este é o caso do Mundo das Crianças, um parque cheio de entretenimento para os pequenos, mas que os adultos também se divertem.
Mundo das Crianças – o que esperar
Situado na cidade de Jundiaí, no interior paulista, o Mundo das Crianças é uma chance de fazer um bate e volta para quem não vive nos arredores.
Mas vamos falar do que interessa. Neste local, a criançada poderá subir em árvore, escalar, fazer trilha, descobrir o novo, e ainda despertar os sentidos. Ou seja, recriar a infância. Pensando em tudo isso, a prefeitura de Jundiaí e a DAE criaram esta possibilidade para as crianças.
O espaço se destaca com uma proposta inédita de integração entre a brincadeira, o aprendizado e contato com a natureza. Estes são os resultados das iniciativas do programa municipal Cidade das Crianças.
Acesso gratuito
O acesso é gratuito, e a estrutura se diferencia e impressiona por reunir uma grande sala de aula em cima de uma árvore. E ainda contar com um foguete de 10,5 metros de altura. Juntos, eles despertam as experiências sensoriais e o conhecimento das crianças. o local ainda conta com 14 quadras, teatro ao ar livre, praças, pista de skate, parkour e ciclovia. Além disso, o Mundo das Crianças possui um olhar para a preservação do meio ambiente, por meio da represa de Acumulação. Ele fica no entorno e pode ser observada a partir de um mirante.
Brinquedos e inclusão
Os brinquedos medem até 95 centímetros (altura máxima de uma criança de três anos). Outra preocupação é garantir o acesso universal, ou seja, que as crianças com deficiência também possam aproveitar toda a estrutura do parque.
No total, o espaço tem três fontes interativas, que ficam nos parques Pingo-de-ouro, Gambazinho e Teiú. Portanto, a dica é levar uma troca de roupa, chinelo e toalha para toda família.
Cidade das crianças
Jundiaí passou a integrar oficialmente a Rede Urban95, iniciativa da fundação holandesa Bernard van Leer. E o Mundo das Crianças fortalece as ações que proporcionaram reconhecimento mundial à cidade para integrar o seleto grupo de 14 municípios brasileiros envolvidos na rede nacional que prioriza a Primeira Infância.
Estrutura
O espaço conta com 170 mil metros quadrados. Foram plantados 120 mil m2 de gramado e 12 mil mudas de plantas nativas e mais 1,5 mil mudas de plantas frutíferas. Em outra fase futura, estão previstas intervenções em outros 330 mil metros quadrados de área.
Visitas agendadas
Em razão da pandemia, a visitação ao Mundo das Crianças ocorre apenas com agendamento.
Cada pessoa pode reservar de 5 ingressos por CPF. Porém, se o número exceder esse total, basta fornecer um novo CPF e, assim, toda a família poderá participar do passeio.
A visitação ocorre pela manhã, das 7h às 12h, ou à tarde, das 13h às 17h.
A entrada e saída de carros e pedestres será feita pela portaria do Mundo das Crianças, localizada na rodovia João Cereser, pista Sul, km 64+400, no bairro Pinheirinho.
Contato: (11) 4522-0499 | (11) 4589-1494
[email protected]
*Foto: Divulgação