Moda confortável se torna cada vez mais tendência e tem conquistado as pessoas que estão em regime home office, segundo uma pesquisa do Google de 2021; e empresárias aproveitam momento para crescer neste segmento
Em dois anos de pandemia de Covid-19, muitas pessoas descobriram que trabalhar em regime home office pode ser uma solução. Prova disso é que diversas empresas aderiram a este movimento, criando um novo dinamismo no dia a dia. Mas, neste caso, como fica a vestimenta diária? E é daí que o termo “homewear” (“roupa de usar em casa”, em tradução livre) vem ganhando força. Este nicho da moda inclui camisolas, pijamas, roupões e scrunchies, entre outros itens.
Como aderir a esta moda confortável?
De acordo com um estudo feito pela empresa de publicidade francesa Criteo, em abril de 2020. Ou seja, no início da crise sanitária mundial, apontou um aumento de 126% nas vendas de roupas de dormir ou pijamas apenas na segunda semana de abril.
Portanto, as buscas por roupas no segmento longewear e sleepwear cresceram também, e chegou a quase 400% durante o período de isolamento social. As informações são do grupo Hope.
Camisolas e pijamas de amamentação
Consequentemente, mulheres que foram mães neste longo período de isolamento e que antes trabalhavam em escritórios, aderiram mais itens sleepwear. A Belly Home, especialista em moda para grávidas registrou uma busca e venda muito acima da média de camisolas amamentação e pijamas amamentação no início da pandemia e por muitos meses consecutivos.
E se a família toda ficou em casa, eles também têm investido mais em artigos de moda e beleza, além de acessórios e calçados mais confortáveis para ficar em casa e relaxar após trabalhar no esquema home office.
Segundo indicativos de uma pesquisa do Google Consumer Serveys, feita em 2021, 18% dos entrevistados aderiram à moda confortável. Além disso, 30% disseram que pretendem manter o hábito no pós-pandemia.
Empresa cresceu na pandemia
Com as pessoas trabalhando de casa, o negócio da estilista Luzia Faria e da psicóloga Juliana Arruda cresceu. Juntas, elas criaram a empresa Ludka Homewear, voltada ao mercado de moda confortável. A loja conta com roupas que possibilitam à pessoa transitar entre o trabalho, o descanso e um dia de passeio. Elas afirmam ainda que este nicho também é voltado às pessoas que estudam ou fazem cursos à distância.
Contudo, Juliana admite que a tendência homewear já apareceu em outras temporadas da moda e bem antes da pandemia. No caso, a passarela apresentou roupas mais largas e confortáveis. Portanto, este segmento apenas aumentou no período home office na pandemia.
Futuro pós-pandemia
Luzia diz ainda que o homewear veio para ficar num futuro pós-pandemia. isso porque tal tendência mais confortável vem de uma “mudança de comportamento dos últimos tempos”. E isso inclui ainda o retorno ao minimalismo, que engloba a sustentabilidade, consumo consciente e “movimentos em prol do meio ambiente”.
Tendência cresceu em buscadores
Por fim, ainda conforme a pesquisa do Google, a busca por viver e andar com mais conforto cresceu cinco vezes mais do que as buscas por outras tendências.