Método Montessori dá suporte à primeira infância, dando mais autonomia e liberdade à criança
Os primeiros anos de vida do bebê englobam muitos aprendizados. E um deles pode se associar ao método Montessori. Ele busca cada vez mais a independência da criança. Ou seja, desse modo a criança se prepara para ser a humanidade de amanhã.
O que é o método Montessori?
O método Montessori cria a ideia de que as crianças são capazes de aprender sozinhas. Sendo assim, a criança fica em um contexto adequado, onde pode desenvolver quase tudo de forma independente.
Além disso, a criança ao ver outras pessoas fazendo as coisas, pode experimentar sem ajuda (para que possa reconhecer os seus erros e os corrigir)a superar as pequenas dificuldades no seu ritmo, sendo capaz de aprender sozinha.
Mente infantil – como funciona
Aqui, os pais podem se surpreender com algum feito de seu filho e sem ter a mínima ideia de onde ele aprendeu.
Trata-se que o cérebro infantil é bastante especial. É o que revela a criadora do método, Maria Montessori. Ela chama isso de “mente absorvente”.
Ela diz ainda que as crianças na primeira fase da vida (entre zero e seis anos) possuem dois grandes objetivos: “aprender como o mundo funciona, para saber como funcionar no mundo” e adquirir independência física em relação aos adultos.
Já em relação à independência física, o grande objetivo dos adultos é ajudar as crianças a fazerem as coisas sozinhas.
Vale ressaltar que quando a criança tem liberdade para ir atrás do que ela acha interessante nesses seus primeiros anos de vida ela vai se desenvolver com muito mais facilidade.
Salas de aula do método Montessori
A ideia que o método Montessori traz é o de liberdade e independência da criança. Sendo assim, as crianças precisam ter as coisas a sua disposição, que chamem a atenção dela.
As coisas precisam também ficar na altura das crianças, ou elas precisam ter um banquinho para que possam subir e pegar o que desejam.
Geralmente, as escolas usam o método ao deixar os objetos na altura das crianças. Um exemplo é deixar a cama no chão para que ela acorde e levante sozinha e brinque.
Outro aspecto tem relação com as cores. O mundo já é algo bastante chamativo para as crianças. Portanto, elas não precisam de um ambiente de cores fortes e chamativas. Assim como brinquedos em grande quantidade também não são necessários.
Outros características de uma sala montessoriana
- Ambiente atraente;
- Mesas e cadeiras baixas;
- Menos castigos;
- São utilizados objetos do cotidiano da criança;
- Quantidade aluno x professor: quando uma sala com 3 crianças possui um número grande de professor, isso pode mais prejudicar do que ajudar, tendo em vista a interferência;
- O aluno pode escolher o lugar onde trabalhar ao invés de um lugar fixo;
- As crianças são estimuladas a ensinar, colaborar e ajudar um ao outro;
- As crianças têm a oportunidade de trabalharem com crianças de diferentes idades.
Painel sensorial
O painel sensorial Montessori é uma placa com diversas atividades para que as crianças possam fazer. Mas não se tratar de um brinquedo Montessori, e sim ele segue a linha pedagógica do método.
Ele também contém atividades para ajudar a desenvolver a habilidade motora dos pequenos, que servem como base para movimentos mais complexos.
É o caso do movimento de pinça, que consiste em segurar um lápis ou caneta. A criança quando aprende este movimento comum está se preparando para movimentos futuros mais complexos. O painel ainda inclui: zíper, fechaduras, cadarço, fivela e botões.
Responsabilidade dos pais
Por fim, os pais têm a função de criar um ambiente onde a criança possa explorar, ser livre e independente. Porém, o adulto precisa entender os papéis na relação. Quem é o adulto e quem é a criança.
Entretanto, são poucas escolas que seguem esta linha, mas o sucesso deste método está nos valores espalhados pelo mundo.
Se gostou deste método infantil de ensino, procure colégios que sigam esta linha e se informe.
*Foto: Depositphotos