Lancheira escolar pode ser divertida e, ao mesmo tempo saudável; confira como organizar tudo
Muitos pais ou responsáveis podem pensar que preparar um lanche para crianças seja uma tarefa difícil. Mas ela não precisa ser, basta se organizar e ainda poderá incluir produtos mais saudáveis e nutritivos. Confira neste artigo cinco dicas de como fazer isso.
Lancheira escolar
Além disso, a lancheira escolar pode servir de inspiração de como seguir uma rotina mais saudável com produtos nutritivos para que seu filho esteja sempre mais desperto durante as aulas.
Vale destacar ainda o quão importante é estimular uma alimentação saudável já na infância. E isso inclui os seguintes nutrientes:
- Proteínas;
- Fibras;
- Vitaminas;
- Carboidratos;
- Sais minerais;
- Gorduras boas.
Nutricionistas
Sendo assim, o primeiro passo é trabalhar com refeições coloridas e diversificadas. Muitos nutricionistas indicam também incluir a criança no preparo do alimento, já que assim ela cria familiaridade com os ingredientes utilizados para as refeições e lanches.
Uma variedade e o valor nutricional são dois pilares para a constituição de uma boa saúde, seja na infância, adolescência ou idade adulta.
A seguir, confira as cinco dicas para uma lancheira escolar mais saudável.
1 – Frutas picadas
As frutas picadas são um ótimo lanche para incluir também na lancheira escolar. Isso porque além de práticas, elas oferecem variedade e podem ser combinadas com outros alimentos complementares como granola, quinoa, aveia e iogurte.
Na lancheira, vale incluir frutas picadas com um sanduíche e suco de laranja natural. Trata-se de uma refeição completa, rica em nutrientes e de rápido preparo.
2 – Sucos naturais
Priorizar sucos naturais é uma ótima solução para acompanhar os lanches escolares. Porém, para que o sabor seja mantido, é necessário que o suco deve estar fresco, ou seja, que tenha sido preparado no mesmo dia ou na noite anterior à aula. Caso você não tenha tempo, opte por um suco concentrado e congele em pedrinhas, como gelo. Assim, quando for montar a lancheira, basta colocar na garrafinha da criança essas pedras que derreterão até a hora do recreio.
3 – Iogurtes e cereais
Inserir bebidas e alimentos lácteos na alimentação é muito importante para o desenvolvimento e imunidade da criança. Portanto, o iogurte natural ou com pouca adição de açúcar deve ganhar sua atenção. Esse alimento oferece ainda uma série de possibilidades de combinação, desde frutas e cereais até bolo funcional e molho para saladas.
4 – Bolo de banana
O bolo de banana é o alimento perfeito para a lancheira infantil escolar. Isso porque além de ser nutritivo e delicioso, ele é super versátil e permite muitas adaptações, como versões sem glúten ou com apenas aveia como base.
Ele pode ser colocado na lancheira com um perfeito chá de hibisco e cookies integrais feitos com muito carinho.
5 – Sanduíches
Por fim, é impossível resistir a um bom sanduíche! Para deixar tudo saudável, você pode optar pelo pão integral, ricota ou queijo, alface e tomate. Hambúrgueres caseiros ou frango desfiado também podem ser um ótimo recheio.
Contudo, outra opção interessante e super simples de fazer são as torradas. Elas podem ser consumidas individualmente ou com acompanhamentos como geleias naturais e patês. Além do sanduíche ou da torrada, coloque uma boa fruta na lancheira para completar o lanche da criança.
*Foto: Depositphotos