Kits maternidade em Pelotas totalizam 596 conjuntos com roupinhas e acessórios para bebês e estavam à disposição nas unidades do Cras
Recentemente, a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, mobilizou sua gestão com a finalidade de entregar centenas de conjuntos para mamães do município. A entrega dos kits maternidade ocorreu em uma cerimônia simbólica, no Mercado Central.
Kits maternidade em Pelotas
Além disso, os kits maternidade em Pelotas também ficaram disponíveis nas unidades do Cras (Centros de Referência de Assistência Social). Ao todo, 596 kits foram doados pelo governo do Estado a Pelotas. Cada kit contém: uma bolsa, um cobertor, dois macacões curtos, dois macacões longos, dois bodies, dois culotes, um casaquinho com capuz, quatro pares de meias e uma toalha com capuz.
Investimento
Todavia, a chegada de um bebê exige, além de muito afeto e atenção, recursos financeiros. E este último quesito pode ser o mais difícil para muitas mamães e famílias formadas. Sendo assim, a Prefeitura do município gaúcho criou o projeto Mãe Pelotense, com o intuito de facilitar essas questões. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Saúde (SMS), que se inspirou no programa Mãe Gaúcha.
Além disso, o kit maternidade conta com um enxoval para as mães em troca do acompanhamento pré-natal, para que se evite nascimentos prematuros e mortes de bebês. Apesar de o projeto ter perdido forças em razão pandemia da Covid 19, agora ele será retomado inteiramente, garante a prefeita. Ela reforça que o intuito é que os bebês nasçam saudáveis e possam ir para casa o quanto antes. A prefeita desejou ainda uma boa hora de parto às futuras mamães e que seus bebês recebam e transmitam muito amor.
Atendimento no Cras
Para o cadastro é necessário apresentar a carteira pré-natal, integrar o Cadastro Único e ter, pelo menos, 28 semanas ou um bebê recém-nascido. Todavia, a prioridade de integrar o projeto será destinada a mães inseridas no Bolsa Família ou que estejam na lista do programa e para as que são atendidas pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM)/Criança Feliz (PCF). Se atendidas todas as mães inseridas nesses critérios e ainda houver kits disponíveis, serão beneficiadas as com menos tempo de gestação, inicialmente 27 semanas, depois 26, e assim por diante.
O que dizem as gestantes que já foram ajudadas pelo programa
Segundo Karina Tavares, ela já participou do programa uma vez, quando esperava uma menina. Hoje, a pequena tem cinco anos e todas as roupas que ganhou na ocasião, ela doou a outras mães. Agora, ela participa novamente do projeto e está à espera de um menino.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/vestido-de-bebe-escova-chupeta-brinquedo-e-par-de-meias-com-garrafa-de-leite-na-mesa-de-madeira_3211265.htm#fromView=search&page=1&position=18&uuid=c3143323-b107-4bb0-9aaf-a3c481202860