Infertilidade masculina está relacionada à má produção de espermatozoides
Quando um casal tenta engravidar pelas vias naturais e não consegue, um próximo passo é procurar uma clínica de fertilização. Mas entre as possibilidades da gravidez não acontecer de forma natural pode estar atrelada ao homem e não a mulher. Neste artigo, você vai entender porque isso pode ocorrer também.
O que é infertilidade masculina
A infertilidade masculina é a dificuldade de um homem conseguir engravidar uma mulher. Geralmente, ela está relacionada à má produção dos espermatozoides. Neste caso, existem situações que podem impedir que o homem produza a quantidade certa de espermatozoides para que aconteça a fecundação.
Quem faz diagnóstico desta condição é um urologista. É ele quem irá avaliar e, possivelmente, pedir alguns exames para verificar qualquer anormalidade.
Causas da infertilidade masculina
A infertilidade masculina pode ter diferentes causas. Sendo assim, o tratamento deve ser relacionado ao motivo da infertilidade.
Abaixo, você pode conferir quais são as possíveis causas desta infertilidade.
Varicocele
A varicocele é uma anormalidade dos testículos que tem como característica o aumento das veias por causa do acúmulo de sangue. Ela pode causar ainda dor, inchaço e sensação de peso.
A varicocele costuma atingir principalmente o testículo esquerdo, mas pode afetar o direito ou ambos também. Ela reduz a produção e a qualidade dos espermatozoides, o que dificulta a fecundação na mulher.
Ejaculação
Há alguns homens com dificuldade na ejaculação, o que pode ocorrer de modo precoce, ou simplesmente não consegue ejacular. Portanto, neste cenário, também há a possibilidade de infertilidade masculina, por causa da dificuldade de ejacular ou a pouca quantidade da ejaculação. Resultado: pouca liberação de sêmen, não sendo suficiente para engravidar uma mulher. É necessário buscar ajuda de um urologista e descobrir o tratamento certo.
Hábitos diários
Bons hábitos alimentares aliados à prática de atividade física ajudam na boa saúde reprodutora do homem. Na falta destes hábitos, pode haver o prejuízo na produção do espermatozoide.
Além disso, homens abaixo ou acima do peso, ou que ainda fumam podem ter prejudicar a produção do espermatozoide.
Já o estresse constante também pode afetar esta produção. Portanto, o homem deve praticar atividades relaxantes e ter um dia mais organizado.
Infecções
Outra causa da infertilidade masculina são as infecções no aparelho reprodutor. Em suma, quando um homem tem o seu aparelho reprodutor infectado, pode gerar desconforto e infecções urinárias. Consequentemente, afeta a produção do sêmen. Uma consulta no urologista determinará o tipo de infecção para o tratamento adequado.
Tratamentos para a infertilidade masculina
Entretanto, para tratar o problema é necessário identificar o tipo de causa da infertilidade. A seguir, alguns tratamentos bastante utilizados.
Tratamento hormonal
Quando associada à deficiência hormonal, sua reposição pode ser o ideal neste caso. Contudo, a alteração da tireoide é um dos motivos da alteração nos hormônios, que interferem na produção de espermatozoides.
Geralmente, o tratamento hormonal consiste no uso de medicamentos com hormônios com duração de três meses.
Cirurgia
No caso da varicocele a cirurgia pode ser indicada, pois ela será feita para ligar os vasos dilatados e interromper o fluxo sanguíneo nas veias citadas. A boa notícia é que a cirurgia é simples e não há necessidade de repouso ou internação.
Medicamentos
Há medicamentos que auxiliam a solucionar o problema de infertilidade. Mas eles precisam ser prescritos por um médico de confiança do casal.
*Foto: Divulgação/Depositphotos