Hidroginástica para gestantes pode até reduzir as dores na hora do parto, segundo especialistas
Fazer exercícios faz muito para a saúde e bem-estar durante a gravidez. Além disso, a busca por atividade física pelas grávidas vem crescendo cada vez mais. Neste artigo, você vai conhecer os benefícios da hidroginástica para gestantes.
Hidroginástica para gestantes
A prática de hidroginástica para gestantes proporciona uma redução da ansiedade e um relaxamento no corpo. Com isso, também gera um grande bem-estar, segurança e conforto.
Contudo, vale ressaltar, que diversos estudos têm constatado que a prática da hidroginástica para as grávidas proporciona uma melhor disposição para as atividades rotineiras. (BONACHELA, 1994; HENRIQUES, 1996; BACIUK, 1999).
Grande esforço físico
Todavia, durante a gestação, a mulher necessita de um grande esforço para se adaptar a todas as transformações que acontecerão no seu corpo e em sua vida. Portanto, a hidroginástica tem sido adotada como uma grande aliada nesta conquista. Além de acrescentar condições para proporcionar um bebê forte, tranquilo e saudável. (MELEM, 1997).
O contato com a água cria condições favoráveis tanto no que diz respeito à postura, quanto ao descanso muscular e mental da gestante.
Segundo (MELEM, 1997), a hidroginástica:
- Aumenta e fortalece a resistência muscular;
- Facilita a amplitude articular com menor esforço;
- Melhora o equilíbrio e a conscientização corporal;
- Favorece a etapa de suporte na reeducação da marcha (alterada pelas modificações pélvicas).
- Diminui a incidência de varizes;
- Controla a frequência cardíaca materna e fetal;
- Melhora o controle postural;
- Promove uma melhor sociabilização;
- Esses efeitos proporcionam à gestante benefícios como minimizar o cansaço e relaxamento físico e mental.
Dentro da água
Além disso, dentro da água, as futuras mamães são capazes de executar os exercícios de modo adequado. Sendo assim, o feto não é prejudicado e nem a gestante.
Uma pesquisa da Universidade de Campinas ( UNICAMP) reforça esses benefícios e ainda afirma que a prática da atividade pode reduzir as dores na hora do parto. O estudo diz também que a prática melhora as condições psicofísicas das mulheres.
Portanto, se você é gestante e não faz nenhuma atividade física ainda, pode começar. Porém, com a autorização de seu obstetra.
*Foto: Depositphotos