Gravidez incipiente significa que a gestação está no início e por isso não é possível analisar o embrião por meio do ultrassom
Ao fazer um ultrassom, tempos depois de saber que está grávida e de repente sai no laudo constanto uma gravidez incipiente, não se preocupe. Ao longo deste artigo, entenda o que significa este termo.
O que é gravidez incipiente?
Apesar de este resultado soar estranho, o laudo de uma gravidez incipiente significa que sua gestação está no início e por isso não é possível analisar o embrião por meio do ultrassom.
Até quando se pode considerar uma gestação incipiente?
A resposta é que até sete semanas a gravidez pode ser considerada incipiente.
Com cinco semanas e três dias já é possível ver o saco vitelino através do ultrassom. No entanto, o embrião com o coração batendo só vai ser visível com pelo menos seis semanas e três dias.
Isso porque como pode ocorrer uma ovulação tardia e sua gestação ser mais recente do que você imagina, o ideal é que você espere a 7ª ou 8ª semana para realizar o primeiro ultrassom. Sendo assim, o ultrassonografista terá uma melhor imagem do embrião e poderá realizar a análise e laudo com mais segurança.
Após laudo de gravidez incipiente, qual o próximo passo?
O próximo passo é repetir o exame de ultrassom. Geralmente, pede-se duas semanas de espera. Todavia, o médico poderá pedir um período maior ou menor de acordo com cada caso.
Ansiedade pelos resultados
Apesar de a gestante ficar ansiosa, principalmente nas primeiras semanas, e gerar uma insegurança, além de um laudo de gravidez incipiente mexe com o emocional. Contudo, é importante que você entenda que isto não significa qualquer problema gestacional, apenas que a gravidez está no início e não foi possível analisar o embrião.
Portanto, tente manter a calma, converse com seu obstetra para que ele tire todas as suas dúvidas. No entanto, quando a ansiedade é muito grande, pode ser realizado um exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo que exibe a quantidade o HCG em seu corpo. Neste caso, quando a quantidade aumenta é sinal de que a gravidez está evoluindo.
*Foto: Depositphotos