Gravidez aos 40 anos se tornou uma tendência, pois um número maior de mulheres está deixando para ter filhos mais tarde; motivos são diversos, como o foco na ascensão profissional
Recentemente, uma mulher britânica postou em sua rede social que seu marido, de 50 anos, de repente decidiu que quer começar uma família. Entretanto, ela está preocupada com os riscos aumentados de o bebê não ser saudável devido à idade dos pais, uma vez que ela já tem 40 anos. E isso inclui também com a energia necessária para cuidar da criança.
Gravidez aos 40 anos
Gravidez depois dos 40
Atualmente a gravidez aos 40 anos ou mais se tornou tendência. Isso porque um número maior de mulheres está deixando para ter filhos mais tarde. Os motivos são diversos, como:
- o foco na ascensão profissional;
- relacionamentos pouco duradouros, o que dificulta ter um parceiro para colocar o plano da maternidade em prática;
- e até o desejo de priorizar vivências no exterior antes das crianças.
de acordo com o ginecologista e obstetra Alberto d’Áuria, da Maternidade Pro Matre Paulista (SP), a própria expectativa de vida e o comportamento da mulher moderna estão relacionados a essa tendência.
“Com o aumento da longevidade, todos os números se modificam. Não muito longe, coisa de 30 anos atrás, uma mulher de 40 anos já era considerada velha. Hoje, ela é jovem. Além disso, atualmente, não é mais educada para casar, mas para ser independente. Então, baseadas na sensação de juventude e na atividade profissional, elas acabam colocando o projeto de ser mãe mais para a frente, pois outras coisas vêm antes.”
Planejamento tardio
No entanto, para as mulheres que pensam em ter filho após os 40 anos, é importante ressaltar que pode não ser tão fácil engravidar naturalmente nesta idade. Acontece que a mulher já nasce com certo montante de reserva ovariana (quantidade de óvulos disponíveis para fecundação), que se reduz após os 35 anos, assim como reduz também a qualidade dos óvulos. Segundo a médica Thaís Domingues, especialista em reprodução assistida da Huntington Medicina Reprodutiva, de São Paulo (SP), depois dos 40 anos 60% das mulheres vão precisar de alguma ajuda para engravidar.
“Infelizmente, não há nada para melhorar a chance natural de engravidar após essa idade, nem medicação ou tratamento cirúrgico. Por isso, é importante que os médicos ginecologistas orientem suas pacientes sobre a possibilidade de congelar óvulos quando elas têm cerca de 35 anos.”
Idade ideal para ter um filho
Mas afinal de contas, qual a idade ideal do casal para ter um filho? É uma pergunta recorrente. Prova disso é que uma mulher ficou dividida depois que seu marido de repente decidiu que quer começar uma família aos 50 anos. A mulher foi ao fórum online britânico Mumsnet para explicar que está com o marido há 15 anos e que no passado eles “ficavam muito em cima do muro” sobre os filhos. A mulher, que está com 40 anos, admitiu que agora está preocupada com o fato de seu marido ser muito velho para ser pai e ela ter complicações ao tentar engravidar.
No post, ela disse o seguinte:
“Estou preocupada se começarmos por esse caminho e isso só traria tristeza e estresse. Eu definitivamente não consideraria a fertilização in vitro. Como você reagiria?” Descrevendo a situação, ela explicou: “Estamos juntos há 15 anos, temos 50 e 40 agora. Desde o início discutimos se queríamos filhos. Nós dois estávamos muito em cima do muro e nenhum de nós jamais fez disso uma prioridade. Concordamos que, se um de nós realmente quisesse tentar, nós o faríamos. Temos muita sorte, ainda estamos muito apaixonados e viajamos muito, moramos em uma ótima casa, a vida é cheia de hobbies e amigos.”
E ainda continuou:
“Somos financeiramente seguros, recebi uma grande herança, o que significava que poderia desistir do trabalho, mas trabalho como voluntário cinco dias por semana em duas funções que considero muito gratificantes. O marido escolhe trabalhar quatro dias por semana, mas não precisa, adora o trabalho. Muito pouco estresse em nossas vidas.”
Comentários do post
Em seguida, muitas pessoas correram para os comentários com opiniões contraditórias, pois alguns concordaram que o ‘bonde já passou’, enquanto outros pensaram que deveriam ir em frente. Uma pessoa escreveu: ‘Você precisa ter uma conversa sincera e dizer a ele que o navio partiu devido às suas idades. Acho que completar 50 anos o atingiu e é isso que precisa ser discutido.’ Outro disse: ‘Seria difícil não da minha parte. Acho que até 40 anos é muito velho para planejar ativamente um filho. 50 é uma loucura planejar ativamente um filho. Dito isso, se eu engravidasse aos 40 anos, teria um bebê, mas de forma alguma planejaria que isso acontecesse.
Enquanto outro concordou: ‘O relógio biológico é muito estranho. Eu não faria isso nessa idade. Especialmente porque você já tem uma vida maravilhosa.
No entanto, outros disseram que deveriam ir em frente, pois os pais estão envelhecendo de qualquer maneira. Uma pessoa disse:
“Li em algum lugar que as mulheres na faixa dos 40 representam cerca de 20% de todas as gestações, e esse é o grupo que mais cresce, superando até mesmo os adolescentes agora. Aos 36 anos, com meu segundo filho, eu era a mãe mais jovem do meu grupo pré-natal, então acho que é algo comum e perfeitamente normal.”
Por fim, outra pessoa disse:
“Eu tive minha filha aos 42 anos. É factível, mas vocês dois precisam querer. E com a minha idade isso traz riscos também, e a probabilidade de nem conseguir engravidar é obviamente alta.”
*Foto: Depositphotos