Agora, grávidas são prioridade na vacinação contra Covid e poderão receber doses da CoronaVac, AstraZeneca e também da Pfizer
Na semana passada o Ministério da Saúde anunciou que agora as grávidas são prioridade na vacinação contra Covid. Sendo assim, elas poderão receber doses da CoronaVac, AstraZeneca e também da Pfizer. Esta última começará a ser distribuída ainda no mês de maio.
Grávidas são prioridade na vacinação contra Covid
Inicialmente, serão vacinadas as grávidas e mulheres de até 45 dias de pós-parto (puérperas) com comorbidades.
Durante audiência na Câmara, Franciele Francinato, coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, explicou que somente a vacina da Pfizer não atenderia todas as gestantes do país.
Ela diz ainda que as três vacinas “não contém agente vivos que podem se replicar no organismo”, por isso são indicadas.
Nota técnica para estados
Uma nota técnica foi enviada aos estados com as orientações. Sobre isso, ela destaca:
“A gente vai alterar um pouco a recomendação da OMS ( Organização Mundial de Saúde) . Hoje, a OMS indica a vacinação de acordo com o risco benefício, mas o risco de não vacinar gestante, com o momento epidêmico que nós vivenciamos já se justifica na introdução deste grupo para que ele seja vacinado.”
Segunda fase
Além disso, em uma segunda fase serão vacinadas as mulheres grávidas independente de ter uma condição de doença pré- existente.
Vale lembrar que no dia 15 de março, o governo já havia incluído as gestantes com comorbidades.
E há duas semanas, entidades médicas emitiram um comunicado conjunto anunciando apoio à decisão do Ministério da Saúde, por meio do Projeto de Lei 930/2021 de recomendar a vacinação contra Covid-19 a gestantes.
*Foto: Divulgação/Depositphotos