Gestantes que sentem calor podem aliviar desconforto a partir de algumas dicas; saiba o que contribui para o aumento da temperatura corporal ao longo da gravidez
Muitas mulheres grávidas constumam reclamar do calor em excesso que podem sentir em diversas regiões do Brasil. Isso porque as mudanças climáticas têm elevado a temperatura do planeta, o que provoca o desconforto e pode trazer sérias consequências à saúde.
No caso das gestantes, a sensação de calor pode ser ainda maior. Neste caso, o corpo da mulher grávida sofre alterações que levam ao aumento da temperatura corporal em até 0,5ºC. Apesar de parecer pouco, na prática não é bem assim e faz bastante diferença. Confira a seguir os três principais motivos que geram esta elevação e, consequentemente tal desconforto.
1 – Excesso de peso
O excesso de peso corporal, por conta do bebê, da placenta e do volume de líquido, demanda maior esforço, o que intensifica a sensação de calor.
2 – Aumento do fluxo sanguíneo
O fluxo sanguíneo também aumenta no intuito de suprir as necessidades do bebê e adaptar o corpo à gestação. E isso exerce um impacto sobre os vasos sanguíneos, fazendo com que se dilatem. E maior consequência desta ação é que sensação de calor sofre um acréscimo.
3 – Variação hormonal
Além disso, algumas gestantes também têm a percepção de ondas de calor, semelhantes às que são relatadas por mulheres no climatério. Isso acontece em decorrência da oscilação hormonal, com o aumento da concentração de estrogênio.
É possível minimizar esta sensação de calor?
De acordo com o Eduardo Zlotnik, ginecologista obstetra e vice-presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, é possível manter o equilíbrio do calor durante a gestação. Confira abaixo algumas dicas:
Repousar
É importante não ficar muitas horas em pé, aliados a momentos de repouso, especialmente se o clima estiver quente e seco. E essas recomendações são mais importantes ainda no fim da gravidez.
De pernas para o ar
Com temperaturas mais elevadas, é comum que o corpo humano inche. E em mulheres grávidas, a tendência é que isso ocorra com uma intensidade ainda maior nas pernas e nos pés. Portanto, sempre que possível, coloque as pernas para cima, sentada em um sofá, por exemplo, deixando os pés apoiados em um banquinho e os joelhos dobrados.
Use roupas leves e prefira se posicionar em locais com sombra
Ao sair de casa, não se esqueça de passar protetor solar, sobretudo na região do rosto. Prefira o sol das 9h ou 10h da manhã ou o da tarde. Use roupas mais leves que são uma ótima opção para aliviar a retenção de calor no corpo.
Hidrate-se!
Sempre beba bastante líquido. E durante a gravidez, as chances de desidratação são maiores, uma vez que a absorção dos líquidos é realizada em dobro. Por isso, não se esqueça de sempre carregar uma garrafinha com você.
Fonte: Foto de wayhomestudio na Freepik