Garatujas podem ser interpretadas como os primeiros rabiscos que as crianças fazem e que contribuem para o aprendizado da escrita e da leitura
No domingo (28), foi celebrado o Dia da Educação. A data tem por objetivo reforçar a importância da educação sobre diversos aspectos. Além disso, a Educação Infantil engloba um processo de aprendizagem chamado de garatujas. Neste artigo você vai entender como este fator pode contribuir para o desenvolvimento de uma criança.
O que são garatujas?
As garatujas são conhecidas como os primeiros rabiscos das crianças, em uma linguagem mais simplificada. Trata-se de uma forma importante de expressão, além de representar a introdução para o mundo da escrita e da leitura.
Interpretação das garatujas
Contudo, é vital compreender que é por meio de um desenho que a criança se comunica e percorre fases de evolução bem determinadas. É o que explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, Maria Cristina Starcke. Segundo ela, as primeiras garatujas são treinos gráficos fundamentais para o desenvolvimento da coordenação motora e percepção espacial. Com o passar do tempo, elas se transformam em figuras e formas mais definidas e também complexas.
Fase inicial do grafismo
Todavia, os rabiscos são interpretados como expressões visuais que marcam a fase inicial do grafismo na primeira infância. São por meio desses desenhos, com formas e estilos variados, que as crianças entendem o universo ao seu redor. E mais para frente surgem os primeiros avanços rumo ao controle motor e ao desenvolvimento criativo.
O papel do professor
Com ajuda do professor, a criança consegue desenvolver essas expressões artísticas. Isso porque ele é responsável por planejar, organizar e criar ambientes que promovem suportes e materialidades adequados.
Por sua vez, Maria Cristina destaca que os livros de literatura e ciências, bem como os elementos naturais, incluindo flores, gravetos e folhas são valiosos para o desenvolvimento da linguagem gráfica. E ainda há expressões por meio de cartazes, produzidos com lápis, canetas, giz de cera ou tinta. Imagens fotográficas também é um caminho.
Curiosidade e criatividade
Ao manipular todos esses materiais listados acima, deixar a criança vivenciar as experiências que eles promovem, instiga a curiosidade, além de estimular a investigação e criatividade. E o resultado é um registro gráfico em detalhes. Pelo fato de a criança ser curiosa por natureza, quando ela percebe que tem autonomia para explorar o mundo, ela também identifica que seu trabalho artístico é autoral. Portanto, o desenho é um instrumento poderoso de linguagem, aprendizagem e reflexão, tanto para o aluno quanto para o professor.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/menina-quadro-papel-tabela-jogo-lapis_3706484.htm#fromView=search&page=1&position=14&uuid=dc74391c-9741-4ffc-bcdb-62a1151c3d0e