Desenvolvimento emocional na infância e adolescência deve ter a ajuda dos pais desde cedo
Cada vez mais devemos falar em saúde mental e isso não engloba apenas os adultos, e sim crianças e adolescentes. Quando os pais ou responsáveis desenvolvem isso dentro de casa e desde cedo, melhor será a criação do indivíduo. Confira ao longo deste artigo sete dicas para o real desenvolvimento emocional dos pequenos e adolescentes.
Desenvolvimento emocional na infância e adolescência
De acordo com a psicóloga Patrícia Peixoto, já existe algumas práticas para que pais e responsáveis ajudem crianças e adolescentes a construir uma base emocional sólida.
Ela explica que crianças e adolescentes vivem um período de formação, cada qual em sua faixa-etária. E isso inclui que a vivência de experiências que pode causar marcas profundas, dependendo do assunto. Portanto, eles devem aprender a lidar com suas emoções e desafios para saber conviver em sociedade.
7 dicas – confira a seguir:
1 – Comunicação aberta
A criança ou adolescente precisa confiar no ambiente familiar em que vive. E isso ocorre quando eles sentem que são realmente ouvidos e que suas emoções importam.
2 – Resiliência
Seja um modelo de como lidar com desafios e frustrações, demonstrando habilidades de enfrentamento saudáveis.
3 – Ambiente seguro
Certifique-se de que a criança ou adolescente tenham um ambiente onde se sintam seguros para expressar seus sentimentos sem medo de rejeição ou ridicularização.
4 – Limite o tempo de tela
Ao ensinar que é preciso ter um equilíbrio entre tempo online e atividades offline é possível evitar a sobrecarga de estímulos digitais, além de promover interações sociais reais.
5 – Atividades extracurriculares
Incentive atividades que promovam autoconhecimento, como artes, música e esporte, para desenvolver habilidades socioemocionais.
6 – Ensine a autocompaixão
É de suma importância que crianças e adolescentes aprendam o ato do perdão, tanto para si mesmo quanto para com as outras pessoas. Ao se tratarem com carinho também passam a reconhecer que qualquer indivíduo pode cometer erros.
7 – Busque apoio profissional quando necessário
Os pais ou responsáveis nem sempre terão todas as respostas que seus filhos buscam. Por isso, em momentos de crise ou dificuldades constantes, busque a ajuda de um profissional.
A especialista ressalta que o desenvolvimento emocional é uma jornada constante e que cada criança é um ser único. Mas ela precisa saber que possui apoio dentro do ambiente familiar, além do amor incondicional de seus pais ou responsáveis durante todo este processo. Por fim, após saber todas essas dicas é possível promover uma base para a criação de adultos saudáveis, confiantes e equilibrados.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/crianca-pintando-como-um-artista_4653976.htm#fromView=search&page=1&position=12&uuid=1040786b-e1e8-431a-947b-4e497596ad23