Crianças nas tarefas domésticas podem refletir em uma organização, que favorece o desenvolvimento de habilidades essenciais
Manter a casa em ordem pode representar um verdadeiro desafio quando se tem crianças no mesmo ambiente. Por outro lado, os pequenos têm uma incrível capacidade de absorver ensinamentos com facilidade. Sendo assim, envolvê-los na organização do lar pode ajudar no desenvolvimento de habilidades fundamentais, como responsabilidade, autoconfiança e autonomia.
De acordo com Vanessa Panisson, coordenadora da Educação Infantil e Anos Iniciais do Colégio Positivo — Joinville, a partir de dois a três anos, as crianças podem compreender a necessidade de organizar e guardar os brinquedos após brincar, e também podem fazer isso sozinhas.
“Pode-se começar criando rotinas em casa, estabelecendo horários e afazeres que estejam dentro das competências de cada faixa etária da criança, como arrumar a cama, organizar os próprios brinquedos, alimentar o animal de estimação e até lavar a louça do café, aumentando, de forma tranquila, as responsabilidades dela no lar, conforme vai crescendo”, sugere Vanessa Panisson.
Incentivando a criança a ajudar nas tarefas
Segundo a especialista, para instigar o hábito de realizar tarefas domésticas, é importante conceder autonomia à criança. Por exemplo, permitir que ela decida onde guardar os brinquedos de maneira organizada, de modo que se sinta parte ativa daquele espaço.
“Dessa forma, criará na criança a responsabilidade pela organização do próprio quarto, sem muito esforço. Afinal, foi ela mesma quem escolheu onde guardar os objetos naquele espaço”, afirma. Além disso, segundo ela, é muito importante também elogiar a criança a cada acerto e tarefa cumprida. “Essa será uma recompensa gratificante, além de um grande incentivo para que realize cada dia mais atividades”, ressalta Vanessa Panisson.
Envolvendo as crianças nas tarefas domésticas
Veja, a seguir, três dicas da especialista que envolve as crianças nas tarefas domésticas, para tornar a organização uma jornada de aprendizado.
1 – Liberdade com supervisão
Muitos pais se preocupam com a segurança dos filhos com relação aos afazeres domésticos. Entretanto, a especialista assegura que, se realizados de forma equilibrada e com tarefas adequadas para cada faixa etária, não há problema. “Escolha aquelas que não ofereçam riscos. Mas, acima de tudo, auxilie, acompanhe e faça junto; assim, os pequenos poderão aprender mais rápido”, explica Vanessa Panisson.
Ela explica que se, por acaso, a criança não completar a tarefa 100%, também é importante elogiar o que foi feito e não desestimular. Caso ela sinta medo de cumprir uma determinada tarefa, Vanessa orienta a não pressionar, mas deixar progredir aos poucos, até se sentir segura. “Assim, ela vai se desenvolvendo e aprendendo também a trabalhar de forma cooperativa”, afirma a coordenadora da Educação Infantil e Anos Iniciais do Colégio Positivo.
No caso dos pré-adolescentes e adolescentes, é comum que possam sentir preguiça ou rejeitar qualquer tipo de auxílio em casa. Contudo, mesmo nessas situações, a especialista enfatiza a importância de destacar que um dia eles também serão adultos e precisarão manter a organização, seja em ambientes profissionais ou pessoais. “Sem contar que também poderão transmitir esses princípios para seus filhos no futuro, caso se tornem pais”, reforça a especialista.
2 – Crie uma lista de tarefas diárias
As crianças, muitas vezes, esquecem o que devem fazer diariamente. Por isso, lembrá-las por meio de um quadro ou deixar anotado em um papel na porta da geladeira, onde possam ver a rotina, tende a facilitar a vida. Caso o pequeno ainda não saiba ler, é importante que os pais reforcem as tarefas diariamente, até que se tornem um hábito.
3 – Separe as tarefas por idade
Aumente as responsabilidades gradualmente à medida que se tornem rotina, passando para outras. Confira algumas dicas da especialista:
De 2 a 4 anos
Podem guardar os brinquedos e aprender a colocar a roupa suja no local correto após o banho ou passeio. Também é importante aprenderem onde ficam seus brinquedos e pertences pessoais, como roupas, calçados e materiais escolares.
De 5 a 7 anos
Devem saber organizar o material escolar e aprender onde o guardar ao chegar da escola. Também podem aprender a dobrar as próprias roupas.
De 8 a 10 anos
Podem arrumar a mesa, a cama, guardar suas roupas no guarda-roupa, ajudar nas compras de supermercados e tirar o pó dos móveis com um pano úmido.
A partir dos 10 anos
É recomendável que os pré-adolescentes realizem tarefas semelhantes às dos adultos em casa, com cuidado especial na manipulação de produtos de limpeza e objetos cortantes. Lavar a louça, colocar roupas na máquina de lavar, preparar lanches simples, fazer a lista de compras do supermercado e da feira e organizar as compras são atividades que eles podem desempenhar com facilidade.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/menina-limpando-os-pratos_5399194.htm#fromView=search&page=1&position=5&uuid=d9309a30-4010-498b-b33b-e5d434205811