Construir uma rotina entre crianças e tecnologia é possível, a partir da criação de um conteúdo informativo, e jogos em equipe
A pesquisa PNAD/TIC, do IBGE, divulgada no fim de 2023, revelou que 85% das crianças brasileiras possuíam acesso à internet um ano antes. Já o percentual de crianças de 10 a 13 anos que possuíam celulares atingiu 54,8%, uma alta de 3,4 pontos em comparação a 2021.
Mas este uso pode aumentar ainda mais se pais ou responsáveis estiverem preparados para conduzir e ensinar os jovens a navegar neste mundo tecnológico com sabedoria, segurança, porém, limitando os excessos que surgirem.
Crianças e tecnologia
Além disso, a combinação de crianças e tecnologia deve ser muito bem administrada. Atualmente, existe até escola de tecnologia e inovação. É o caso da Ctrl+Play que cria estratégias e soluções em que familiares e educadores podem seguir para promover o bem-estar no relacionamento dos filhos com o uso de tecnologia. Neste caso, são usados jogos que estimulem o aprendizado, equilíbrio entre brincadeiras online e offline, limites no tempo de uso da internet e cursos relacionados.
5 dicas que ajudam as crianças
A seguir, confira cinco dicas que a Ctrl+Play elaborou para tornar o universo online mais saudável para as crianças:
1 – Estipulando rotinas
Ao impor horários para cada tarefa no dia a dia, a criança conhece o sendo de organização. Por sua vez, a tecnologia entra aqui como um fator limitante, uma vez que os pais e responsáveis devem controlar o acesso das crianças. Em suma, elas aprendem que existe um tempo adequado – e saudável – para se passar em frente às telas. E também é uma forma de ensiná-las que os aparelhos eletrônicos são apenas uma das inúmeras maneiras de se divertir. Ou seja, um equilíbrio da rotina entre o universo offline e online.
2 – Conteúdos informativos
Familiares e educadores devem garantir que o conteúdo consumido na internet seja educativo, agregando conhecimento. Isso inclui: jogos, desenhos, filmes ou séries. Ter o controle sobre o que está sendo absorvido pelos pequenos é fundamental para seu desenvolvimento, segurança e, sendo algo divertido e lúdico.
3 – Jogando em equipe
Exercitar o trabalho em equipe é fundamental para estimular a cooperatividade, o foco e o diálogo. Portanto, você pode estimular brincadeiras e jogos que precisam ser realizados em grupo, seja com irmãos, amigos ou responsáveis.
4 – Incentivando a criatividade
A internet e a tecnologia não servem apenas para um uso passivo. Ao contrário, ajudam no desenvolvimento ativo, sendo a criatividade dos jovens uma das principais habilidades aperfeiçoadas. E ainda podem propor uma brincadeira às crianças em que elas podem gravar e editar vídeos e áudios, criar animações, fazer desenhos online, encorajando o senso de propósito e a singularidade de cada criança.
5 – Aprendendo em aulas de programação
Por fim, a programação de jogos interativos pode fazer parte da rotina de uma criança. E ela sai na frente em relação a jovens, e até mesmo adultos, que não conhecem ou não sabem como são criados a maioria dos jogos, sites, aplicativos, ferramentas e programas que consomem. Elas podem construir suas próprias plataformas, além de exercitarem a autonomia, a inovação, o protagonismo e até mesmo habilidades que podem ajudar no seu futuro profissional.
Fonte: Foto de ahmadzada na Freepik