Exercícios físicos para grávidas podem sem acompanhados com ajuda de um profissional de forma online
Mesmo com o período de distanciamento social a mulher grávida pode continuar a manter sua prática de exercícios físicos. Entre as práticas, podemos destacar a caminhada e alongamentos. Ambos ajudam a reduzir o estresse do momento, além de combater a ansiedade e elevar a autoestima.
No entanto, a prática de exercícios físicos para grávidas só deve ser realizada sob orientação médica. Isso acontece porque em alguns casos eles são desaconselhados, como por exemplo, em caso de deslocamento da placenta e na gravidez de risco.
Exercícios físicos para grávidas
As grávidas aptas a praticar exercícios físicos podem iniciar as atividades em qualquer estágio da gestação. Além disso, os exercícios podem ser realizados até o fim da gravidez, que ainda são úteis para facilitar o trabalho de parto normal e também o retorno ao peso ideal depois do parto.
Entretanto, mulheres que não estão acostumadas a atividades físicas podem começar com exercícios mais leves. Entre as modalidades, práticas dentro da água são indicadas para estes casos. Em contrapartida, as gestantes que já eram habituadas a movimentarem o corpo devem reduzir para não prejudicar o bebê.
Caminhada e corrida leve
Dentre as práticas mais recomendadas a mulheres grávidas está a caminhada. Ela é ideal para mulheres que eram sedentárias antes da gestação. Além disso, é importante utilizar roupas leves e elásticas e um tênis com bom amortecimento a fim de prevenir lesões. Também é importante beber bastante água para não ficar desidratada. As gestantes podem caminhas a de 3 a 5 vezes por semana, de preferência em horários em que o sol não esteja muito forte. E isso sem esquecer de utilizar máscara e álcool em gel ao sair na rua para praticar exercícios.
Já as futuras mamães que eram habituadas a se exercitar é recomendada a prática de corridas leves. Elas podem ocorrer durante toda a gestação, 3 vezes por semana, por 30 minutos. Porém, sempre com baixa intensidade, respeitando seu próprio ritmo atual.
Pilates
Nem todas gostam de atividade ao ar livre e optam pela prática do pilates, que entre os benefícios está a chance da melhora da respiração e frequência cardíaca. Além disso, o corpo é mais alongado ao mesmo tempo em que fortalece os músculos, e ainda é ótimo para a postura corporal. Esta atividades pode ser praticada 2 ou 3 vezes por semana.
Ioga
Assim como o pilates, a ioga também pode ser praticada por mulheres grávidas. Sob orientação médica e de um profissional, a gestante pode praticar exercícios respiratórios e físicos, melhorando a qualidade da gestação.
Hidroginástica
Indicadas até para as gestantes que eram sedentárias antes e pode ser feita durante toda a gestação. Entre seus benefícios está a redução de dores nos pés e no fundo das costas, assim também como o inchaço das pernas. Podem ser praticadas de a 2 a 4 vezes por semana.
Bicicleta ergométrica
Durante os dois primeiros trimestres da gravidez esta prática pode ser realizada de três a cinco dias por semana. No entanto, a gestante deve ficar atenta à frequência cardíaca, para que não ultrapasse os 140 bpm, além de observar senão houve sudorese excessiva. Já o tamanho da barriga ao fim da gestação pode dificultar a realização desta atividade física.
Musculação
No caso de gestantes, é recomendável que elas já tenham um bom condicionamento físico para praticarem exercícios de musculação. Porém, é indicado reduzir a intensidades dos movimentos, como por exemplo, pegar pesos mais leves, pela metade mesmo, a fim de evitar sobrecarga da coluna, joelhos, tornozelos e assoalho pélvico.
Alongamentos
E sempre que começar e finalizar uma atividade física é importante fazer um alongamento. Para as gestantes que não eram acostumadas a exercícios físicos, o ideal é fazer alongamentos mais leves. Com isso, à medida que a mulher for desenvolvendo maior elasticidade do corpo, pode aumentar a dificuldade dos alongamentos.
Orientação de exercícios físicos para grávidas
Agora, com um pouco mais de conhecimento, é importante ressaltar que os exercícios físicos para grávidas devem ter orientação e acompanhamento de um profissional de Educação Física, além da autorização do médico que está realizando o pré-natal.
Em caso da gestante sentir qualquer sintoma que cause desconforto, como dores abdominais, corrimento ou perda de sangue pela vagina, ao realizar atividade física ou horas depois da prática, ela deve procurar ajuda médica o quanto antes.
*Foto: Divulgação