Além das pessoas que não possuem uma jornada dupla de trabalho, como fica a rotina de uma mãe em home office, em função da pandemia da Covid-19? Este artigo vai abordar este tema que se tornou o centro de muitas mamães brasileiras.
Mãe em home office
Como uma mãe em home office consegue dar conta das reuniões virtuais, planilhas, limpar a casa e ainda cuidar dos filhos? Somado a isso vem as aulas online das crianças, já que as escolas seguem fechadas e devem voltar aos poucos nos próximos meses. Ou seja, como não enlouquecer diante deste cenário repleto de tantos afazeres?
Pais devem participar também
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro ao seu companheiro que ele também deve ajudá-la nas tarefas da casa, para que você consiga ter tempo para desempenhar as funções que tinha presencialmente na empresa em que atua.
Já existem muitas famílias que têm esta percepção em que todos devem ajudar como podem. Dividem as tarefas e até planejam os dias de execução de cada membro da família. Consequentemente, a carga maior não recai só sobre a mãe.
Pesquisa sobre mães em home office
Recentemente, um estudo sobre home office, feita pela startup Pin People, com mais de 30 mil trabalhadores do Brasil e da América Latina, revelou que a saúde mental das mulheres está em estado crítico. Além disso, conforme os resultados parciais, as mães estão tendo uma experiência de trabalho remoto pior que os pais.
Portanto, isso é injusto e é preciso fazer um longo trabalho de conscientização. E isso tanto em relação aos pais, para que desempenhem o real papel de pais; quanto para as mães que devem desapegar do peso de achar que precisam dar conta de tudo.
O papel das empresas em relação a suas funcionárias mães
Por nem todo mundo da empresa viver esta rotina extra das mães, acabam dificultando sua jornada com exigência de horários ou entregas que são inviáveis. E ainda tem chefes ou colegas que questionam as mães sobre a dedicação ao trabalho.
Portanto, é preciso deixar claro que a maternidade não diminui a capacidade profissional de nenhuma mãe. Ao contrário, cabe às empresas olhar a rotina de sua funcionária que é mãe de um ponto de vista mais humano. Caso não enxergue isso em seu ambiente de trabalho, muito provavelmente, a mãe mudará de emprego.
Além disso, a empresa deve se questionar se seu modus operandi ainda funciona nos dias de hoje. Se não chegou a hora de colocar em prática metas e não horários. Pois, nosso local de trabalho foi alterado em razão da pandemia. Porém, o compromisso com que o trabalho é realizado deve ser o mesmo.
O papel dos líderes
Em uma empresa, o papel do líder, mesmo que seja desempenhado por um homem, ele precisa se colocar no lugar de uma mãe. Com isso, uma gestão mais humana acarreta em resultados mais positivos para toda a equipe.
Mamães solo
Além das mães que têm seus companheiros para dividirem as tarefas nesta pandemia, também existem as mães em carreira solo. Mesmo assim, todas estão trocando experiências alegres e também desesperadoras. Portanto, o que realmente importa aqui é como estas tarefas serão desempenhadas para que ao final os filhos não fiquem de lado.
*Foto: Divulgação