Circo Zanni ficou 600 dias com as portas fechadas e o picadeiro desocupado, seguindo as normas sanitárias. Sendo assim, foram meses de cursos e espetáculos online. Porém, agora o circo retoma suas atividades presenciais nos dias 9, 10 e 12 de outubro. Tudo isso para celebrar o Mês das Crianças, além de sentir como será a volta gradual.
Circo Zanni – retomada das atividades
O desejo de estar em cena todos os finais de semana é grande. Afinal de contas foram quase dois anos sem contato físico com o público e artistas por conta da pandemia. Com isso, a retomada será gradativa, com capacidade reduzida e seguindo todos os protocolos de segurança.
Em razão do avanço da vacinação em todo o país mais todos os cuidados, o Circo Zanni está pronto para voltar às atividades presenciais.
Picadeiro em Cotia
A lona do Circo Zanni, localizada em Cotia, leva o nome da companhia e do espetáculo de variedades que reúne artistas reconhecidos e que integram diferentes grupos circenses atuantes na cidade de São Paulo. São eles: La Mínima, Circo Amarillo, Cia Barnabô, Artinerant’s e Cia da Rosa.
Circos clássicos
Além disso, o Zanni atura como os circos do passado e tradicionais. Mas com elementos contemporâneos incorporados pela trupe circense por meio de números aéreos, de acrobacia, equilíbrio e magia. E claro, muitos palhaços para alegrar a criançada. E o melhor: retomam a musicalidade ao vivo.
Montagem do espetáculo
Por outro lado, o conceito de montagem do espetáculo é importante para os artistas que se mantenha a “orquestra” composta pelos seus acrobatas, trapezistas, palhaços e malabaristas.
Além disso, a música ao vivo está presente em todo o espetáculo com composições próprias. Marcelo Lujan, o “Maestro”, conduz a banda, que executa a música dos números e a sonoplastia. Ele trabalha para que tudo fique em sintonia.
Vale ressaltar que a banda do Zanni é uma marca registrada dos espetáculos da trupe, em que todos os artistas participam. O grupo é formado por Tomas Sampaio na bateria, Filipe Bregantim na guitarra, Fernando Paz no baixo, Pablo Nordio no saxofone, Nie Pedro no trombone, Marlo Lujan no violão, e trompete, Leo Montagner e Erica Stoppel no teclado, Daniela Rocha-Rosa no trombone e Fernando Sampaio na tuba.
Apoio durante a pandemia ao Circo Zanni
Graças ao público que aderiu à campanha de financiamento coletivo “Segue Zanni” e à realização de outros projetos, viabilizados por meio do PROAC EXPRESSO LAB 49/2020 (Lei Aldir Blanc, a Lei de Emergência Cultural). E o mais importante, durante todo este período o Zanni seguiu atuante e com sua lona erguida.
Foram meses de desafios entre muitas transmissões de espetáculos online, lives, aulas no zoom. Uma verdadeira construção de conteúdos em audiovisual. Mas agora chega o momento tão desejado: a abertura ao público.
Por fim, os ingressos não tiveram seus valores alterados desde 2019. E para esta ocasião de retomada, foram criadas algumas categorias especiais de apoios e uma edição limitada de souvenirs para quem quiser colaborar ainda mais e ser um parceiro do Circo Zanni nesta retomada das atividades do setor cultural.
Entre os tipos de apoio, os interessados podem entrar no site do Sympla, que poderá comprar um “Salto Mortal” por R$ 100 (valendo um ingresso) e concorrer a sorteios do livro “LaMínima 20 Anos em cena”, ou adquirir a “Pirâmide Humana”, (valendo 5 ingressos) e ganhar o livro. Como todas as aquisições valem ingresso, os livros serão entregues no circo, nos dias de espetáculo.
*Foto: Divulgação