Biblioteca Infantil de Sorocaba colocou à disposição da garotada informações sobre o escritor, que denunciou, na primeira metade do século XX, a miséria e o abandono da população rural, com a criação da polêmica “Jeca Tatu”, retratando a realidade do campo.
Acaba hoje a exposição sobre Monteiro Lobato, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Ele foi pioneiro ao criar uma literatura infantil brasileira, com personagens, paisagens e universo para as crianças. Isso porque elas se viram nos livros e tiveram plena liberdade ao sonho, à criação, crítica e liberdade, até então nunca disponibilizadas à infância.
Exposição na Biblioteca Infantil de Sorocaba
A exposição, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, reúne livros, imagens, reproduções e textos sobre Monteiro Lobato.
José Bento Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Estudou na Faculdade de Direito de São Paulo, trabalhou como editor de revista e de livros. E ainda atuou em campanhas públicas em favor do desenvolvimento econômico do Brasil.
Personagem Jeca Tatu
O escritor foi pioneiro em uma série de ações no país, na primeira metade do século XX. Isso porque, por meio de uma obra sua, denunciou a miséria e o abandono da população rural, com a criação da polêmica figura do “Jeca Tatu”, retratando a realidade do campo.
O Sítio do Pica-pau Amarelo – sua maior obra
Além disso, a mostra evidencia que Monteiro Lobato também foi pioneiro ao utilizar elementos da cultura e do folclore brasileiro, eloquentes e vivos. Com isso, ele ampliou o olhar do leitor para a diversidade e riqueza da cultura popular. Sendo assim, “O Sítio do Pica-pau Amarelo” é sua obra de maior destaque na literatura infantil.
Serviço – Biblioteca Infantil de Sorocaba
A mostra acaba hoje, às 17h. A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” fica na rua da Penha, 673, no Centro.
*Foto: Divulgação