Berço do bebê deve possuir certificação do Inmetro e seguir todas as normas
Quando chega a hora de comprar os móveis do quarto do bebê surge a dúvida quanto ao tipo de berço que deve ser comprado. Neste artigo, você entenderá quais especificações ele deve conter.
Berço do bebê – o que devo me atentar antes da compra
O primeiro passo para a compra correta do berço do bebê é se atentar se a marca deste móvel possui a certificação do Inmetro e segue todas as normas. São elas que garantem que o modelo passou por testes e cumpre rígidos padrões de segurança. Contudo, ele vale também para berços portáteis e sob medida.
Grade
Outro alerta importante é se o berço possui grades laterais. Elas devem ser necessariamente fixas. Além disso, no caso dos modelos de madeira, preste atenção ao espaço entre as ripas. Isso porque elas não podem ultrapassar 6 cm. Sendo assim, as grades nestas dimensões evitam que o bebê prenda a cabeça, braços ou pernas.
Colchão
Já o colchão deve ser bem firme e seguir as dimensões específicas que vem junto ao manual de instruções. Também não pode haver mais do que 30 milímetros de distância entre o colchão e as grades, para prevenir acidentes.
Altura
Neste caso, verifique se o estrado possui regulagem. Desta forma, ele pode ser ajustado a fim de ficar em uma altura em que a criança não consiga se debruçar sobre as grades e muito menos conseguir escalá-las. Já as rodinhas precisam ter um sistema de travamento.
Posição do berço do bebê
Por fim, a posição do berço do bebê no quarto é bem importante. Você pode definir isso com antecedência. Além disso, ele deve ficar num espaço com ventilação, longe de janelas, cortinas, fios ou qualquer outro objeto que possa provocar sufocamento ou elevar o risco de queda da criança.
Com todas essas dicas, agora é só escolher o berço que mais agrada e atende a todas estas recomendações!
*Foto: Depositphotos