Bebês recém-nascidos sonham, mas com o quê?; sonhar envolve ainda uma intensa ativação cerebral, em que os aprendizados se solidificam e a criança processa as experiências que viveu durante o dia
O ato de sonhar não é uma novidade para um adulto. Ele pode ser uma experiência divertida, agradável ou mesmo aterrorizante. Mas, se muitas vezes não nos lembramos nem do que se passou na mente durante o sono, é impossível nos recordarmos com que idade começamos a sonhar. É o que explica Anna Dominguez Bohn, pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):
“Há muitos estudos que sugerem que as principais alterações do sono, como um pesadelo, são mais comuns ao redor dos 4 anos.”
Bebês recém-nascidos sonham
Além disso, os bebês recém-nascidos sonham, provavelmente. Isso porque a verdade é que não há tantos estudos que falem sobre sonhos em bebês e recém-nascidos. No entanto, acredita-se que eles devam sonhar sim.
O que se sabe até o momento é que, durante o sonho, temos uma fase de intensa ativação cerebral, em que os aprendizados se solidificam e a criança processa o que teve de experiência durante o dia, revela Anna:
“Desde muito cedo isso já acontece, então é muito provável que tenhamos sonhos desde o início da vida.”
Sono dos recém-nascidos
Todavia, os recém-nascidos passam em torno de 50% do tempo dormindo na fase REM (Sono com Movimento Rápido dos Olhos) – que é a parte do sono em que as pessoas sonham.
De acordo com Linus Fascina, pediatra e gerente-médico do Departamento Materno Infantil do Hospital Albert Einstein, é por este motivo que podemos supor que esses bebês sonhem.
Com o que os recém-nascidos sonham?
Linus afirma que os sonhos dos recém-nascidos são provavelmente muito simples e envolvem imagens e sensações básicas, como luz, som, cheiros e toques. “À medida que os bebês crescem, seus sonhos se tornam mais complexos e envolvem pessoas e eventos que eles experimentaram em sua vida”, diz.
Outras experiências
Já algumas pesquisas sugerem que eles podem sonhar com suas experiências no útero, como ouvir a voz da mãe ou sentir o movimento do corpo dela, além de imaginar seus cuidadores, seus brinquedos e outras coisas que são importantes para eles.
Por fim, apesar de nada ser totalmente certo, se você vir seu bebê sorrindo, bocejando ou se mexendo enquanto dorme, pode ser que ele esteja sonhando, diz o pediatra.
“É uma maneira normal e saudável do cérebro do bebê processar suas experiências e aprender sobre o mundo.”
*Foto: Depositphotos