O bebê prematuro só pode fazer o primeiro passeio após os pais consultarem o pediatra para entender se a criança já possui condições de sair em segurança
Quando um bebê prematuro volta para casa, é natural que a família tenha dúvidas sobre como montar uma nova rotina longe do hospital. Neste período, surgem perguntas sobre os cuidados de higiene, a amamentação, o sono, quando receber visitas. No entanto, uma das questões mais comuns diz respeito às saídas externas e o contato com pessoas de fora da família.
Saídas do bebê prematuro
Em relação às saídas do bebê prematuro, a verdade é que não há consenso sobre a partir de que momento é possível sair com o pequeno. Contudo, quando ele já está adaptado à nova rotina, os médicos costumam liberá-lo, aos poucos, para pequenos passeios, começando pelo parquinho do condomínio, a casa dos avós, e assim por diante. De acordo com o pediatra Cid Pinheiro, professor de medicina na Santa Casa de São Paulo (SP), “não é apenas uma questão de idade, mas de escolha de local”.
Portanto, até que o médico dê o aval, é melhor evitar ambientes públicos, fechados e com aglomeração.
Queda nos casos de covid-19
Apesar da queda nos casos de covid-19, existem outras doenças virais. Sendo assim, é preciso também evitar clubes, shopping centers, supermercados, explica Filomena Bernardes de Mello, chefe da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP):
“O prematuro ainda não possui o sistema imunológico totalmente desenvolvido e precisa de cuidados especiais.”
Pediatra Por fim, antes de realizar o primeiro passeio com o seu filho, converse com o pediatra se a criança já possui condições para isso. E só depois de receber esta aprovação do médico é que a gama de programas pode ser ampliada.
*Foto: Depositphotos