Baby pilates une mamães e seus filhos, e com isso pode continuar sua rotina de exercícios e ainda cuidar de seu bebê
O método pilates é conhecido mundialmente por atuar em diversas fases da nossa vida. A prática gera grandes benefícios ao corpo e à mente. No entanto, você sabia que ele também é um ótimo benefício para as mães que acabaram de ter um bebê? Este é o caso do baby pilates, que é um pouco diferente do que a mulher pratica enquanto gestante.
Baby pilates
Para uma mãe que deu à luz recentemente, é muito difícil seguir a prática dos exercícios do pilates ou de outras atividades físicas. Isso ocorre porque a mulher que acaba de ter um filho necessite estar perto dele o tempo todo.
E foi pensando nisso que surgiu o método baby pilates, que garante momentos de qualidade com o seu bebê.
Além disso, a prática é muito importante esta fase, uma vez que pilates atua na vida tanto da mãe quanto do bebê. E ainda ajuda no fortalecimento e condicionamento de ambos.
Vale destacar ainda que o baby pilates é uma modalidade do método que atua diretamente nas mães que acabaram de dar à luz e querem voltar às atividades físicas sem deixar o seu bebê de lado.
Retorno à prática
Sendo assim, a mamãe pode retornar à prática a partir de 45 dias após o parto, o que garante um melhor condicionamento físico para realizar as suas tarefas diárias nesta nova etapa de sua vida.
Os exercícios são realizados na maioria das vezes em dupla, onde a mãe utiliza o peso do bebê para realizar os movimentos. Mas, quando não é feito em dupla, o bebê fica ao lado de sua mãe, para que ela pratique o método. E assim a mamãe não perde seu bebê de vista.
Contudo, no é necessário o acompanhamento de um instrutor, para que as mamães possam ser orientadas de maneira correta no momento em que forem realizar os exercícios, prevenindo lesões.
Além disso, o baby pilates proporciona um melhor relacionamento entre mãe e filho, garantindo ótimos momentos juntos.
Por que fazer esta prática?
Durante a gravidez a mulher tende a aumentar relativamente o seu peso por conta dos líquidos e hormônios que são liberados neste período.
E logo após o nascimento do bebê, muitas mulheres sentem dificuldade para voltar ao peso ideal. Entretanto, a falta de tempo ou falta de local para deixar o bebê acaba interferindo para a mãe voltar às suas atividades físicas.
Portanto, o baby pilates auxilia para essa perda de peso e sem que o bebê seja afastado de sua rotina. E ainda garante um maior fortalecimento do corpo da mamãe, ajudando em sua rotina.
Como são as aulas?
As aulas são realizadas nos estúdios próprios, onde os aparelhos são especiais para este caso.
Os exercícios duram, em média, uma hora, onde são priorizados os movimentos relaxantes para a dupla para que haja mais contato entre mãe e filho.
No entanto, nos exercícios individuais, são respeitados o limite das mães, onde elas realizam os movimentos conforme as suas necessidades. E exercitam principalmente a região do abdômen que é o local mais afetado durante a gravidez.
Todavia, também são programados exercícios que estabilizam a coluna e promovem o equilíbrio do corpo para que a mãe possa melhorar sua postura.
Em alguns exercícios, o bebê é levantado como auxilio para a mãe. Desse modo, ele participa ativamente dos movimentos e evita também que fique entediado.
Benefícios
Confira abaixo os benefícios individuais que auxiliam mãe e bebê em diversos aspectos diferentes:
- Melhora da postura;
- Fortalece o abdômen;
- Recupera a forma física que foi modificada durante a gravidez;
- Recupera a força, garantindo maior tônus muscular;
- Evita depressão pós-parto;
- Estimula a sensação de prazer e bem-estar;
- Alivia as dores pós-parto;
- Melhora a qualidade do sono (mesmo as mamães dormindo pouco nesse período por conta do bebê);
- Aumenta a flexibilidade;
- Recupera o músculo da pélvis;
- Promove o relaxamento;
- Evita dores nas costas;
- Melhora a circulação.
Por fim, os benefícios diretos ao bebê são:
- Ajuda no desenvolvimento motor;
- Promove o relaxamento;
- Ajuda no desenvolvimento corporal, auxiliando no crescimento;
- Evita a obesidade infantil futuramente;
- Auxilia para o aumento da atenção, já que o bebê fica atento a todos os movimentos da mãe.
*Foto: Depositphotos