Audição do bebê merece atenção desde cedo; entenda o porquê
Logo que o bebê nasce é de extrema importância que os pais, ou responsável, verifiquem que a criança escute perfeitamente. Caso contrário, devem procurar a ajuda de um médico especialista.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência auditiva. Portanto, a audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento e aprendizado das crianças, além de desempenhar um papel decisivo no modo como percebem o universo ao seu redor e evoluem como seres humanos.
Audição do bebê
Sendo assim, a audição do bebê é um dos principais canais de aprendizado e comunicação desde o nascimento. É nesta fase que as crianças começam a reconhecer sons, palavras e padrões de fala, o que é de suma importância para o desenvolvimento da linguagem, alfabetização, habilidades sociais e cognitivas.
Além disso, o canal auditivo é um dos principais meios pelos quais os bebês desenvolvem habilidades sociais, como a capacidade de compreender as emoções e intenções nas vozes das pessoas ao seu redor. Portanto, o processamento de audição está intensamente associado ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a memória e a atenção.
No entanto, alguns riscos podem afetar diretamente a audição. E o resultado é que pode prejudicar o desenvolvimento das crianças. Isso inclui a exposição aos ruídos altos. Em suma, é preciso evitar ambientes com muito barulho, festas e brinquedos de volume elevado, pois podem expor a criança aos níveis prejudiciais de ruído, podendo acarretar em danos auditivos.
Infecções
Já em relação às infecções de ouvido, também podem ser prejudiciais. Neste caso, as infecções frequentes podem afetar a audição e o desenvolvimento da fala. O uso inadequado de fones de ouvido também pode ser prejudicial. E utilizar dispositivos com fones de ouvido com volume excessivo pode causar perda auditiva ao longo do tempo.
Genética
Por outro lado, fatores genéticos e dificuldades congênitas também podem influenciar. Isso porque algumas condições de saúde possuem uma base genética, sendo fundamental identificá-las o quanto antes para intervenções mais adequadas.
Aprendizado
Por fim, a audição é uma excelente ferramenta que auxilia a aprender, a falar, a entender emoções e a se divertir. Logo, devemos evitar barulhos muito altos, manter os ouvidos limpos e usar fones de ouvido com cuidado, além de monitorar seu desenvolvimento.
Em suma, cuidar do canal auditivo é uma forma de garantir que as crianças cresçam saudáveis e felizes.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/menino-escuta-escuta-a-orelha_3337173.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=2953d8c7-c43d-48aa-b8da-5198f7e93201