A aquisição de habilidades motoras é fundamental na primeira infância; atividades de arte como música, teatro e dança, aceleram o aprendizado
A primeira infância é o período considerado até os seis anos completos de uma criança. É nesse momento que aspectos do desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo devem ser mais estimulados, visando um desenvolvimento pleno.
Arte ajuda no desenvolvimento infantil
Para que isso aconteça da melhor maneira, existem algumas práticas que podem ajudar ainda mais. Como é de se imaginar, a arte do “brincar” é um importante aliado no desenvolvimento integral e pleno das crianças, já que é uma forma da criança interagir e experimentar o mundo ao seu redor.
Relacionada às brincadeiras, a arte pode ser um importante meio no desenvolvimento motor e cognitivo pleno, explica a Prof. Adriane Ribas, do Colégio Positivo. “Principalmente durante a primeira infância, movimentos que envolvem locomoção, estabilidade e manipulação ainda são simples e imprecisos. É necessário que a criança vá se aprimorando deles, tornando-os mais conscientes, uniformes e elaborados”.
4 fases do desenvolvimento cognitivo
Prof. Adriane explica que existem quatro fases do desenvolvimento cognitivo: sensorial, pré-operatório (ou simbólico), concreto e formal. Com estímulos adequados a cada uma dessas fases, a criança gradualmente começa a desenvolver uma consciência corporal por meio de experiências sensoriais desde o seu nascimento.
“À medida que ela cresce, a realidade começa a ganhar significados, a comunicação se desenvolve, o raciocínio lógico é aprimorado, e a criança desenvolve um pensamento crítico e maior entendimento do mundo ao seu redor”, explica. “Sabe-se que na primeira infância ocorre um desenvolvimento exponencial do cérebro, uma vez que 90% das conexões neurais são estabelecidas até os seis anos. Todos os estímulos, experiências, emoções e experiências dessa fase tem, portanto, repercussões que podem durar a vida toda.”
Educação musical e dança desde a primeiríssima infância
O Colégio Positivo conta com especialistas na área em seu corpo docente, trazendo às crianças, desde a primeiríssima infância, uma educação musical ativa com estímulo à dança. Durante essas aulas, são oportunizadas vivências, experiências e práticas musicais específicas para cada faixa etária.
“As propostas têm como principal objetivo possibilitar uma experiência musical lúdica e divertida, ampliando assim o repertório musical das crianças, valorizando a cultura brasileira e contribuindo na sensibilização musical e formação integral”, destaca a Prof. Adriane.
Já na dança, o diferencial é a presença de aulas dentro da grade horária do currículo, juntamente com as atividades do dia a dia dessas turmas, destaca a Prof. Larissa Godoi. “As famílias podem optar pela participação nestas aulas que acontecem semanalmente durante todo o ano letivo”, conta.
A arte pode controlar o estresse e a ansiedade?
O programa do colégio, PosiArte, faz parte do calendário do ano letivo e tem um dia especial reservado para cada área das artes ter seu momento de destaque. Há a Mostra de Teatro, Exposição de Artes, Let’s Play, apresentações do grupo vocal e espetáculo de dança.
Por fim, a Prof. Larissa, diz que a arte desempenha papel significativo no desenvolvimento infantil. “A riqueza na experiência de pintar um quadro do zero; os desafios de aprender a usar um instrumento musical e conseguir tocar uma música inteira sozinho; participar de aulas de dança e descobrir quantos movimentos novos se pode realizar ao som de uma música. Todas essas atividades criam autoconfiança e são ferramentas para impulsionar a criatividade, o senso do trabalho em equipe e o entendimento de dedicação para alcançar um objetivo”.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/escola-de-danca-para-criancas-bale-hiphop-rua-dancarinos-modernos-e-descolados_8609498.htm#query=crian%C3%A7as%20dan%C3%A7ando&position=26&from_view=search&track=ais&uuid=b6041016-441b-49d9-b147-a2c7326e280d