Voltar a menstruar após a gravidez, identifique como será ter novos ciclos menstruais após nove meses sem cólicas desse tipo
Após ter um bebê, o assunto menstruação nem passa pela cabeça de muitas mulheres. Mas, em casa de você ser uma exceção, leia este artigo. Dúvidas como: quando voltará a descer o ciclo? Muda algo? Ainda doi?
Voltar a menstruar após a gravidez – o que fazer?
A seguir, vamos comentar cinco verdades a respeito de voltar a menstruar após a gravidez. Identifique cada uma delas, baseadas em afirmações de duas profissionais de saúde.
1 – Amamentação
Segundo a Dra. Natasha Chinn, obstetra e ginecologista, amamentação pode tornar este ciclo um tanto misterioso:
“Algumas mulheres têm o primeiro ciclo pós-parto depois de seis a oito semanas, e algumas mulheres não veem a menstruação até alguns meses depois de terem terminado a amamentação, o que pode levar até seis meses.”
Ela ainda explica que quando a mulher amamenta, a prolactina aumenta e pode inibir o fluxo. No entanto, estes níveis variam, com base no organismo da mulher. Porém, “geralmente o fluxo é mais leve e pode não acontecer com tanta freqüência. Os níveis mais altos de prolactina diminuem o fluxo”.
2 – Sexo está liberado
A especialista alerta que a mulher pode voltar a ter relações sexuais durante seu ciclo menstrual após a gravidez.
“Se você está propenso a cólicas menstruais e formação de cisto durante o período menstrual, certas posições podem ser mais dolorosas durante este período, mas não é perigoso.”
3 – Ciclo tende a ser semelhante com o período normal
É provável que o retorno do primeiro período possa variar. Isso porque, normalmente, o tipo de período que você terá vai se assemelhar ao ciclo que você sempre teve antes de engravidar, afirma a Dra. Karen Brodman de Nova York. Por exemplo, se o seu fluxo já era intenso antes da gestação, provavelmente ele será intenso nesta nova fase.
4 – Acontece após a ovulação
Pelo fato de poder engravidar em seu período, para não ocorrer uma gestação na sequência, previna-se. Uma vez que a ovulação aconteça, sua menstruação virá duas semanas depois (a menos que você não use contraceptivos), diz a médica norte-americana.
“Baixo estrogênio e ovulação param enquanto a produção de prolactina ainda estiver acontecendo”, explica Brodman. “Isso essencialmente impede a ovulação, o que é prático: as novas mamães precisam cuidar de seus bebês e permitir espaço entre as gravidezes. Não há como saber exatamente quando você vai começar a ovular novamente, então não confie na amamentação como contracepção.”
5 – Ciclo será “normal” sem o uso de contraceptivo
Os sinais serão normais com base em seu ciclo de antes do início de tomar o anticoncepcional, diz Brodman.
“Tenha em mente: se você tomava pílulas a maior parte de sua vida, você pode não estar acostumado ao seu ciclo ‘natural’. Comprimidos tornam os períodos mais leves, dão menos cãibras e ajudam na acne.”
Por fim, se você não retomar o uso do anticoncepcional após a gravidez, poderá ser mais pesado. Ou seja, poderá sentir mais cólicas, além de aumentar o aparecimento de acne. Porém, isso é baseado na mulher e em como era o período anterior ao controla de sua natalidade.
*Foto: Divulgação