Recentemente, um estudo publicado pelo periódico British Medical Journal revelou que gestantes hospitalizadas com Covid-19 possuem maior probabilidade de não apresentarem sintomas da doença. No entanto, elas podem ter um risco maior de serem hospitalizadas em UTIs do que as mulheres que não estão grávidas.
Estudo de gestantes hospitalizadas com Covid-19
O trabalho científico publicado englobou 77 estudos e avaliou 11.432 gestantes internadas em um hospital, e com diagnóstico de suspeita ou confirmação de Covid-19.
Segundo uma das autoras do estudo, Shakila Thangaratinam, em torno de 2/3 das mulheres que não estavam grávidas e que foram internadas relataram sintomas do novo coronavírus, como: febre, tosse e dificuldade de respirar. Todavia, as gestantes que apresentaram a doença não tiveram sintomas ou qualquer tipo de queixa relacionada ao vírus.
Falecimentos
No entanto, Thangaratinam acrescenta que apenas 73 mulheres grávidas com Covid-19 morreram da doença. Para ela é um motivo a ser comemorado, já que a condição não é a principal causa de morte entre gestantes.
Contudo, 1/4 de todos os bebês nascidos de mães com o novo coronavírus foram internados em uma unidade neonatal. Eles chegaram a apresentar maior risco de desenvolver problemas de saúde do que bebês que nasciam de mães sem o vírus.
É necessário mais resultados do estudo
Em contrapartida, mesmo que os primeiros resultados demonstrem essa diferença em relação a gestantes e não gestantes, os cientistas reforçaram que é preciso trazer mais resultados a fim de compará-los entre as mulheres com Covid-19 e das que não possuem a doença.
*Foto: Reprodução/Fotos Públicas