Mala da maternidade deve conter o essencial e principalmente álcool em gel 70%
Após o período de gestação e a hora do parto chegando, surge a dúvida das mamães de primeira viagem: o que devo levar na mala da maternidade? E aliado a tudo isso, o que deve ser acrescentado em tempos de Covid-19.
Como o atual momento exige cuidado redobrado, os hospitais adotaram protocolos para receber as gestantes. Geralmente, está proibida a entrada de acompanhantes. Além disso, o tempo máximo de permanência na maternidade também mudou. Sendo assim, é hora de pensar em uma mala da maternidade extremamente funcional, com mais itens higienizadores.
Como fazer a mala da maternidade?
Contudo, tanto para as gestantes que tentarão o parto normal quanto para as que farão uma cesárea, elas ficarão o menor tempo possível dentro do hospital.
Em primeiro lugar, vamos falar o que se deve colocar, em relação às roupas do bebê.
4 trocas de roupa para o bebê com:
- 1 macacão, 1 body, 1 calça ou mijão, 1 meia, 1 fralda (organizados por dia dentro de um saquinho)
- 2 mantas se for verão ou se for no inverno 1 manta e 1 cobertor
- Luvinhas e touca se estiver frio
- 4 toalhinhas de boca
- 2 fraldas de pano
- 2 toalhas fraldas (que tem a fraldinha dentro, são macias e não machucam a pele do bebê)
- Saída maternidade com macacão e manta
Itens de higiene:
- Álcool 70%
- Sabonete líquido da cabeça aos pés
- Cotonete
- Pomadinha anti assaduras
- Lenço umedecido (dê preferência para os hipoalergênicos)
- 1 pacote de fraldas recém-nascido
- 1 saquinho plástico para roupa suja
- 1 trocador
- 2 cueiros
Organização da mala da maternidade
A organização da mala da maternidade vai depender da estação do ano em que o bebê irá nascer. Sendo assim, o próximo passo será separar as roupinhas e montar cada kit. Como em tempos de Covid-19 a permanência será rápida, já deixe pronto ao menos dois kits para as enfermeiras trocarem o bebê com maior facilidade. Cada kit pode conter: body, meia, calça, macacão e a fralda.
Para os kits, utilize saquinhos plásticos transparentes para fácil identificação ou ainda um saquinho de TNT. Dentro da mala organize as roupas de modo que não amasse as roupinhas e os produtos de higiene colocados nos compartimentos para não misturar.
Escolha do modelo
Muitas mães optam por malas com desenhos de personagens famosos. Mas o importante aqui é a funcionalidade da mala. Portanto, opte por modelos que tenham compartilhamentos para os produtos de higiene e com espaço para os kits com as roupinhas já separadas para facilitar na hora da troca.
E vale lembrar que as gestantes devem chegar à maternidade com máscara que cubra a boca e o nariz. Caso o local permita acompanhante, que ele ou ela também esteja protegido e não se esqueça de levar álcool em gel, mesmo que o hospital forneça. Cuidado nunca é demais neste caso.
*Foto: Divulgação