Assim como os adultos se pautam por determinadas cores para montar seus looks do dia a dia, o mesmo pode ocorrer com os bebês. Portanto, neste artigo iremos falar da simbologia das cores na escolha da roupa que o bebê irá usar.
Simbologia das cores
Determinada cor pode trazer um humor, energia e sentimento diferentes. E isso vale também em relação a atrair coisas e afastar as ruins.
Uma cor pode estabelecer algo que influencia as culturas em diversos países. Um exemplo disso é que aqui no Brasil as pessoas costumam vestir a cor branca para a chegada do próximo ano.
Além disso, tais crenças ainda envolvem o nascimento dos bebês. Sendo assim, para as mães que se pautam por esta simbologia, elas gostam de vestir seu filho com determinada cor. E também querem afastar os males e atrair boas vibrações para o ser que acaba de chegar ao mundo.
Primeiros dias de vida
Em relação aos primeiros dias de vida do pequeno, existem as cores mais comuns e seus principais significados. Segue alguns exemplos:
- Branco – representa paz, espiritualidade e inocência;
- Rosa – representa a beleza, romantismo, felicidade e amor;
- Amarelo – traz sorte e alegria, além de transmitir luz e criatividade;
- Cinza – traz o equilíbrio e a flexibilidade.
Outras cores
É muito comum no período passado na maternidade que muitos pais vistam seus pequenos com a azul e suas variações. Esta tonalidade remete à ternura, sonhos e tranquilidade.
Já as cores marrom e preto raramente são usadas nos primeiros dias do bebê. No entanto, elas estão presentes em estampas ou composições de peças e que também podem deixar o bebê uma graça.
Simbologia em suas variações
A cor verde também costuma ser utilizada na maternidade. Ela simboliza a natureza, a vida, a saúde e a renovação. E ainda traz serenidade ao pequeno.
Já a espiritualidade, magia e nobreza vêm representadas pela cor violeta. Ela está sempre presente em estampas e detalhes de bolsos e golas, alinhadas à cor branca.
Lenda em torno da cor vermelha
No entanto, a cor mais usada na maternidade é a vermelha. Diz a lenda que ela é capaz de afastar o mal, além de trazer proteção, saúde e felicidade.
Para quem não conhece este conto, ele diz o seguinte: cada bebê escolhe um casal para serem seus pais. Mas tinha um bebê que estava com medo de sua experiência. Sentindo isso, a Mestra que possuía o poder de sentir tudo veio e colocou a mão sobre sua cabeça e disse: “Tenha confiança. Para que sua vida na Terra seja tranquila eu enviarei um amuleto sob a forma de presente, garantindo sua saúde e felicidade”.
Por fim, este bebê nasceu em uma família de ciganos e seu primeiro presente foi um par de sapatinhos vermelhos. Assim que não lhe serviam mais, a criança os guardou para sempre. Já adulto ele se tornou muito respeitado e conhecido. Com isso, gerou a tradição de presentear os bebês com sapatinhos vermelhos e estes presentinhos costumam vir das avós e tias.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre a simbologia das cores das roupas dos bebês, monte os conjuntinhos de seus pequenos com muito amor e carinho.
*Foto: Divulgação