Crianças em meio à natureza tem vida adulta com uma saúde mental melhor
Quando as crianças têm contato desde cedo com áreas verdes ganham muitos benefícios. É o que diz diversos estudos científicos. De acordo com pesquisadores da Universidade de Stanford, o acesso a áreas naturais nas cidades melhora a saúde humana de diversas formas. Por sua vez, cientistas do Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal) descobriram que adultos que tiveram contato próximo com áreas verdes durante a infância têm uma saúde mental melhor, o que abrange um melhor desenvolvimento cognitivo e saúde física.
Crianças em meio à natureza
Por outro lado, quando cidades se tornam menos verdes e as crianças em meio à natureza já não é mais uma realidade elas deixam de ter a chance de ter melhores experiências, sobretudo na vida adulta. Para a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Frei Rogério, Josiane Olivo Arruda, aliar educação e natureza é um grande diferencial para o desenvolvimento dos pequenos, além de ser fundamental para a Educação Infantil. O estímulo da criatividade, da curiosidade, a calma e o foco que as crianças desenvolvem é notório em ambientes verdes.
Laboratório a céu aberto
Contudo, a natureza no cotidiano dos pequenos reflete ainda muitas possibilidades que complementam o ensino em sala de aula.
A proposta no Colégio Marista Frei Rogério conta com um bosque de 10.000 metros quadrados e que se tornou um refúgio natural para as crianças. Elas olham para as folhas, ficam intrigadas com as cores, aromas e diferentes tipos de vida que eles encontram a cada visita. Isso leva à pesquisa e a estudos consistentes, e faz os pequenos aprenderem na prática.
Além disso, os materiais naturais são utilizados como brinquedos não estruturados, que estimulam a criatividade e o pensamento, e trazem proximidade com a natureza. Frutas, flores, insetos e pequenos animais também são fonte de questionamentos que levam à pesquisa e descobertas que podem ser exploradas de modo multidisciplinar.
Protagonismo e criatividade
Atualmente, a metodologia Reggio Emilia é usada na educação Marista, com uma abordagem centrada na criança, uma vez que ela é protagonista do seu desenvolvimento. Sendo assim, quando a instituição proporciona aos pequenos um espaço com bosque, as hortas e muito verde, tais fatores também são importantes na educação. Por fim, a exploração do mundo ao seu redor é incentivada e conduzida pelos professores para que a aprendizagem se torne ativa e contínua.
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