Um gêmeo por FIV veio após nove tentativas, e a surpresa da mãe ao saber que tinha mais um bebê de modo natural; saiba todos os detalhes
Em entrevista à revista CRESCER, Alana Alves de Freitas de Oliveira conta como foi conceber seus dois bebês após nove anos de tentativas. Mas o mais curioso desta história é que um dos gêmeos foi gestado por meio de FIV e o outro de modo natural. A mãe de 34 anos revela conta sobre seus diagnósticos de infertilidade, que a levou à reprodução assistida. Entretanto, o que ela jamais imaginou é que conceberia os dois bebês ao mesmo tempo!
Um gêmeo por FIV e outro naturalmente
A história da gestação de um gêmeo por FIV e outro de modo natural ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. Vamos voltar em 2014, quando Alana decidiu aumentar sua família, cinco anos depois de se casar. Naquele tempo, ela já sabia que não seria fácil em razão de seu diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos, que é um distúrbio hormonal que tem a presença de cistos que podem gerar um ciclo menstrual irregular, além de prejudicar a fertilidade.
A mamãe dos gêmeos contou ainda que após anos de tentativas frustradas, em 2020 se planejaram financeiramente e adquiriram um plano de saúde e acharam uma médica especialista em reprodução humana. Os exames de histeroscopia e histerossalpingografia revelaram mais dois diagnósticos: pólipos no útero e problemas nas trompas.
Em 2022, Alana foi submetida a uma cirurgia e começou seu tratamento. Contudo, seu útero era um ambiente de fácil produção de pólipos. O tratamento durou seis meses, incluindo quatro histeroscopias com biópsia. E sua médica admitiu que ela só teria uma única chance de engravidar. Depois disso, precisaria fazer uma histerectomia.
Desafios
Até a chegada dos gêmeos, foram inúmeros desafios pela frente. E o maior deles foi o de acreditar em seu sonho de ser mãe. Mas, ao mesmo tempo, a tentante sentiu falta do acolhimento dos profissionais de saúde. Ou seja, faltou empatia.
FIV
Após o tratamento, Alana decidiu recorrer à Fertilização in Vitro. Na primeira tentativa, já veio a emoção de saber que seu primeiro teste de gravidez deu positivo. Todavia, o resultado era um falso positivo e a frustração tomou conta, chegando a querer desistir de tudo. Porém, sua médica insistiu em vê-la para revelar dados e ânimo para mais uma tentativa.
Grávida de gêmeos
Apesar de não estar confiante em sua segunda FIV, no dia da transferência, Alana fez apenas uma oração. E quatro dias depois, tomou um enorme susto: ao andar de bicicleta, acabou caindo e quebrando o pé. Ela ficou desesperada, mas ouviu a voz de Jesus dizendo que seu bebê estava bem.
Após o acidente, ela ficou de repouso e quando fez o exame de sangue se emocionou ao descobrir a gravidez. E as surpresas não pararam por aí! Na sequência, veio a revelação que a gravidez era de gêmeos, e mais uma surpresa: um concebido por FIV e outro naturalmente. Alana e o marido foram tomados por um sentimento de gratidão, alegria e susto pela forma de gestação dos bebês.
A gestação
A gestação foi um período muito desafiador e diferente do que ela havia imaginado, uma vez que tinha sintomas que causavam dor. Mas, apesar dos desafios, Alana estava radiante por gerar os gêmeos. A cada batida de coração de seus bebês, a felicidade era completa, afirma.
Já na reta final da gravidez, teve um quadro de pré-eclâmpsia, gerando preocupação. Todavia, a gestação prosseguiu sem mais intercorrências. E no dia 26 de junho, a mãe deu as boas-vindas aos filhos: Teodoro e José após 35 semanas de gestação.
Os bebês foram encaminhados para a UTI Neonatal, pois nasceram prematuros, e ficaram hospitalizados por 14 dias. Por fim, atualmente, os pequenos já estão em casa e a mãe vem se adaptando à nova rotina.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/bebes-engatinhando-e-aprendendo-a-andar-juntos_23180556.htm#fromView=search&page=1&position=19&uuid=40270c0e-459f-4eeb-a2d6-997453fa6562