Carnaval para crianças em Brasília é a oportunidade dos pais aproveitarem os bloquinhos juntos dos filhos e criar memórias afetivas; veja as opções de lugares
Os pequenos foliões estão ansiosos para brincar nos bloquinhos infantis que prometem invadir a Brasília durante as festividades. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), estima que 1,7 milhão de pessoas estejam nas ruas durante o feriadão e o pós-carnaval com alegria de sobra para celebrar.
Carnaval para crianças em Brasília
O carnaval para crianças em Brasília é uma forma de criar memórias nos pequenos e proporcionar momentos de nostalgia para os pais que viveram o carnaval na infância. No sábado, o bloco Pintinho de Brasília, a versão mirim do Galinho, vai alegrar a criançada com o ritmo pernambucano. A folia, das 9h às 12h, no estacionamento da Matriz da Caixa, vai contar com a participação da Orquestra do Galinho e da banda infantil Cantaqui Cantacolá.
As crianças poderão: cantar, brincar, dançar nos bloquinhos. A educadora física, Carolina Teixeira, 33 anos, vai levar as crianças para curtir a folia. Ela e os três filhos, Aurora, 11, Lorenzo, 9, e Maitê, 5, comemoraram o aniversário dos dois mais velhos no carnaval passado, já que a data é próxima às festas. “Além de pular bloquinhos nas ruas, fizemos o nosso em casa com os amigos mais próximos. Foi super legal”, destaca.
Carolina fará aniversário neste sábado. A família está ansiosa e até preparou um roteiro para não perder nenhum minuto de diversão. “Vou comemorar no domingo no Baratinha. No nosso país, essa é uma das festas mais importantes. Pessoas saem de casa para se divertir e socializar. Um momento que mistura todas as tribos e gostos. Sem contar que é super importante para a memória afetiva dos meus filhos”, acrescenta.
Bloco Baratinha
O bloco Baratinha é tradicional na capital, e programou diversas atrações para a meninada, como cama elástica, mágico e escorregador. O evento também terá apresentações da banda Trem das Cores, Baratinha e Chiquita Bacana. A festa será no Parque Ana Lídia, no domingo, das 13h às 20h. A organização espera mais de 60 mil foliões nas ruas, sendo 35 mil crianças.
Organização das festividades
Os organizadores preparam agora os últimos detalhes. Luiz Lima, fundador do bloco, conta que o intuito é fazer a ligação dos pais e filhos em um momento de curtição. “É um espaço para a família. Uma integração de crianças em todos os níveis sociais. Será repleto de alegria”, pontua.
Talyta Queiroz, 35, é uma das que buscam essa ligação com o filho. Mãe de primeira viagem, ela se mostra muito ansiosa para levar Heitor Barreto, de apenas 11 meses para curtir o carnaval. Na festa do ano passado, ela estava impossibilitada de ir às ruas, pois estava de repouso. “Pulei de casa mesmo. O importante é não ficar de fora. Será prazeroso poder vivenciar com ele a riqueza da nossa cultura brincando, pulando e olhando o colorido das ruas. Ele não entenderá o real significado neste ano, mas sentirá, vivenciará o momento, energia e alegria”, descreve.
Em declaração ao Correio Braziliense, a moradora de Taguatinga conta que, desde que se tornou mãe, sempre buscou mostrar a Heitor o mundo e fazê-lo feliz. “Espero que a folia seja um momento de memória afetiva. O carnaval traz uma oportunidade de interação com outros pequenos. Esse contato faz com que a criança seja mais sociável, além de participar de uma experiência dinâmica e divertida, de trabalhar a imaginação, criatividade, felicidade, empatia e diversão. Vivemos em um país que, independentemente de qualquer situação, é pura alegria, principalmente nessa época do ano”, comenta.
Espaço Renato Russo
Já na segunda-feira, o Espaço Renato Russo abre sua festança. Das 14h às 16h, o público infantil terá acesso a oficinas de percussão e customização de máscaras, chapéus e outros adereços de cabeça, que prometem animar ainda mais os pequenos. Também haverá pinturinhas de rosto e cabelo para completar o look do carnaval. Por volta das 16h, a banda Ventoinha de Canudo entra em cena com um cortejo animado.
Bloco Vassourinhas
No mesmo dia também ocorre o bloco Vassourinhas, com concentração no Museu da República, às 16h, com desfile que terá a presença ilustre do Maestro Fabiano Medeiros e da Orquestra Popular Marafreboi, trazendo muito frevo, maracatu, coco, ciranda, entre outros ritmos da cultura popular brasileira. Além disso, incentivando a sustentabilidade e as boas práticas, garis uniformizados vão compor a ala especial com mestre-sala e porta-bandeira, com papa-lixos na concentração do bloco.
Sesi Lab
Por sua vez, o Sesi Lab preparou programações especiais para as famílias curtirem a folia no próximo sábado, no domingo e na terça-feira, com a Cia Teatral Mapati, brincadeiras, pinturas de rosto e muitas músicas. Sem contar as oficinas de máscaras carnavalescas futuristas, em que os participantes farão a confecção dos adereços a partir de perspectivas tecnológicas, além de outras atrações.
Premiação do CB.Folia
O Correio Braziliense não poderia ficar de fora dessa festa. A sétima edição do CB.Folia está a postos para prestigiar o carnaval e premiar os melhores blocos de rua e foliões da capital durante os quatro dias de festa. A iniciativa busca valorizar a cultura no Distrito Federal e fortalecer a relação de pertencimento à cidade que nasceu com o jornal. “Qualquer bloco que receba o prêmio do Correio será uma conquista para todos nós, porque o que queremos é que o carnaval seja mais valorizado”, avaliou Jorge Cimas, do Mamãe Taguá.
O CB.Folia contemplará as seguintes categorias, que serão avaliadas por um júri técnico composto por jornalistas do jornal:
- Melhor Bloco de Rua (1º, 2º e 3º lugares);
- Melhor Momento;
- Melhor Fantasia;
- e, a novidade da edição deste ano, Melhor Fantasia Infantil.
Os brasilienses também poderão escolher o Melhor Bloco de Rua, votando pelo site do jornal. Nesse quesito, a comissão do jornal irá aos desfiles e avaliará quatro pontos: sustentabilidade, estrutura, animação e respeito ao próximo. Já a Melhor Fantasia, os foliões poderão “subir” (fazer upload), no site do Correio, fotos de seus próprios trajes carnavalescos, no formato “jpeg”, tomando o cuidado de que as imagens estejam nítidas. Além disso, deverão preencher um formulário informando nome completo, e-mail e telefone de contato. A escolha abordará duas categorias: adulto e infantil. Repórteres fotográficos do veículo também captarão nas ruas poses com foliões fantasiados. Essas fotografias também entrarão na disputa, em que serão analisadas criatividade, originalidade e atualidade.
Por fim, sobre a categoria Melhor Momento, o prêmio será concedido à atitude, iniciativa ou momento que marque o carnaval deste ano no DF. A apuração do CB.Folia 2024 ocorrerá em 14 de fevereiro, após as 18h. O resultado será divulgado dois dias depois, às 16h, no auditório do edifício-sede do Correio Braziliense, no SIG, Quadra 02, Lote 340, quando será feita a entrega do Troféu CB.Folia aos blocos e foliões vencedores desta edição.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-superior-de-uma-linda-garota-com-peruca-de-palhaco-e-confete_10887980.htm#query=bloquinho%20de%20carnaval&position=15&from_view=search&track=ais&uuid=aa8472d5-cd19-4738-a832-b0b076ae61f6