App voltado a gestantes integra o projeto SIM Maternidade, melhorando o acesso para que os profissionais de saúde possam se comunicar com as pacientes
Gestantes de Campina Grande já podem acessar o aplicativo Saúde Inteligente Mobile (SIM Maternidade), lançado na última sexta-feira (15). O projeto é uma parceria da MTM Tecnologia, subsidiária da Qualcomm, com a prefeitura da cidade.
App voltado a gestantes
Com o app voltado a gestantes, as mamães podem acompanhar o pré-natal, acessar informações sobre vacinas e conteúdos educativos, além de acompanhar seus agendamentos e registrar seus sintomas e resultados de exames.
Projeto SIM Maternidade
Além disso, nesta última fase do Projeto SIM Maternidade, os profissionais de saúde também podem acessar os resultados dos exames do paciente, avaliar a necessidade de futuros procedimentos ou acompanhamento e tomar providências antes da próxima consulta do paciente.
UBSs
Contudo, dentro das Unidades Básicas de Saúde do SUS, as equipes têm muitos pacientes, o que pode gerar atrasos nos serviços. O aplicativo SIM visa garantir que as gestantes e a equipe de atendimento de saúde possam tomar medidas proativas para evitar o agravamento dos sintomas que levam a hospitalizações.
Em suma, em casos de diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia, por exemplo, podem ser evitados com os resultados dos exames disponíveis no prontuário.
De acordo com Milene Franco Pereira, Gerente Sênior de Assuntos Governamentais da QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda:
“O uso do aplicativo SIM Maternidade ajuda a agilizar o atendimento às gestantes e serve como um portal de educação. A chegada desse aplicativo à rede pública de saúde pode ser um grande passo para a redução da mortalidade materna e infantil na rede de cobertura.”
Aumento da mortalidade materna
Por outro lado, o Brasil tem observado um aumento da mortalidade materna nos últimos anos. A taxa de mortalidade materna refere-se ao número de mulheres que morrem durante a gestação ou até 42 dias após o parto por causas relacionadas ou agravadas pela gravidez. Em 2021, o país teve uma média de 107 mortes por 100 mil nascimentos.
Segundo Gustavo Perez, CEO da MTM Tecnologia:
“O aplicativo não substitui os serviços do SUS, mas reforça a comunicação entre paciente e profissional de saúde. Nossa expectativa é que o aplicativo aumente a adesão das mulheres ao pré-natal, o que resultará na diminuição de complicações para mãe e bebê durante o parto e pós-parto. O aplicativo deve atender até 80% das gestantes acompanhadas pelo SUS em Campina Grande.”
Tomada de decisão
Para as equipes das Unidades Básicas do SUS, ter acesso rápido aos dados do paciente pode agilizar a tomada de decisão.
Já o prefeito de Ca,pina Grande, Bruno Cunha Lima, disse ainda que com a adesão ao Maternidade SIM pode-se garantir um acompanhamento ainda mais eficiente no atendimento às gestantes em Campina Grande. “Aliar a tecnologia com toda a nossa rede de apoio e cuidados com a saúde vai promover mais cuidado, atenção e respeito.”
Além de agilizar a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde, o aplicativo torna disponível dados anônimos para a Prefeitura de Campina Grande acompanhar os resultados alcançados com o SIM Maternidade. Esses dados são compartilhados em uma plataforma digital, desenvolvida pela MTM Tecnologia, para a equipe da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, além de gestores de clínicas que prestam atendimento à rede do SUS.
O aplicativo SIM Maternidade está disponível nos sistemas Android e iOS para todas as gestantes de Campina Grande.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-gravida-asiatica-nova-que-usa-a-informacao-da-gravidez-da-busca-do-telefone-movel-mae-sentindo-se-feliz-sorrindo-positivo-e-pacifico-enquanto-cuida-de-seu-filho-deitado-no-sofa-na-sala-de-estar-em-casa_6139067