Chorar dentro do útero é um assunto que sempre desperta muita curiosidade dos pais de primeira viagem; especialistas comentam sobre o que pode ou não pode ocorrer no ambiente uterino
Geralmente, os pais possuem muita curiosidade sobre o que os bebês são capazes de fazer dentro do útero. Durante a gravidez, eles podem fazer xixi, dormir, soluçar. Mas será que podem chorar? De acordo com Igor Padovesi, ginecologista e obstetra pela Universidade de São Paulo e médico do Hospital Albert Einstein (SP), os bebês não choram dentro do útero. Isso porque seus pulmões estão preenchidos por líquido amniótico.
“Eles fazem movimentos de respiração (com o diafragma), podem ter soluços, mas não choram.”
Chorar dentro do útero
Sendo assim, a curiosidade em saber se um bebê é capaz de chorar dentro do útero e ainda por cima emitir tal som é preciso que aconteça a passagem de ar pelas cordas vocais. Entretanto, quando o bebê está no útero, a troca de gases é feita pela placenta. Portanto, nos pulmões não há ar, explica o ginecologista e obstetra Wagner Hernandez (SP). O especialista comenta que no ultrassom 3D é até possível identificar uma expressão de choro, porém, sem som. Apenas quando nasce, o recém-nascido chora de verdade, enche seus pulmões de ar e expele o líquido amniótico que estava dentro dele.
Outras reações
Contudo, somente nas últimas semanas de gestação, quando o feto já está mais maduro e com o sistema neurológico mais desenvolvido, é possível notar que o bebê possui outras reações. Segundo Hernandez, eles podem bocejar, responder a estímulos auditivos, geralmente a partir de 23 semanas, e até mesmo piscar.
Universidade de Dunham
Por fim, pesquisadores da Universidade de Dunham realizaram um teste e capturaram a expressão de bebês dentro da barriga quando as mães ingeriam certos alimentos — e o resultado foi impressionante. Ao todo, eles analisaram a reação de bebês de 100 mulheres grávidas e notaram que, quando as mães consumiam couve, a maioria dos fetos fazia uma careta. Quando elas ingeriam cenoura, que tem um sabor mais adocicado, a maioria aparentemente apresentava uma expressão de riso.
*Foto: Depositphotos