Dentes na gestação devem ter cuidados redobrados por questões de saúde, além de muitas mulheres terem de lidar com boatos a respeito da gravidez
A gravidez é um momento de muitas transformações na vida de uma mulher gestante. Isso porque gerar uma vida requer algumas mudanças nos hábitos do dia a dia. Sendo assim, no que diz respeito à saúde bucal, não seria diferente.
Dentes na gestação
Além dos cuidados redobrados com a saúde, muitas mulheres têm que lidar com boatos a respeito da gravidez. Um deles diz respeito ao enfraquecimento dos dentes na gestação durante o período importante.
Entretanto, uma das razões infundadas para essa crença é a de que durante a gestação a mãe divide o cálcio com o organismo do bebê. No entanto, o período de nove meses não é suficiente para descalcificar a dentição da mulher.
Acompanhamento com dentista
Por outro lado, isso não quer dizer que a pessoa gestante não necessite fazer acompanhamento com o dentista. Isso porque tal assistência serve como medida preventiva ao aparecimento de outras doenças. Além disso, serve ainda para que o especialista oriente a gestante sobre os cuidados com amamentação e com a saúde bucal de seu bebê.
Tratamentos para dentes na gestação
Entretanto, alguns tratamentos podem ser contraindicados no período. Sendo assim, é sempre importante relatar ao dentista a suspeita ou confirmação de gravidez antes de iniciar qualquer procedimento.
Cuidados com a higiene bucal
Por fim, os cuidados com a higiene bucal durante a gravidez também devem ser redobrados. No caso, a grávida deve escovar os dentes sempre após as refeições com um creme dental com flúor. Além disso, é necessário utilizar o fio dental pelo menos uma vez por dia. Também deve-se evitar o consumo excessivo de doces e manter uma dieta balanceada. Tudo isso são atitudes essenciais para manter os dentes e gengivas saudáveis.
*Foto: Reprodução