Programa Primeira Infância Cidadã de Maceió fala sobre gestação e cuidados com a saúde
Na semana passada ocorreu um evento em comemoração ao mês do Programa Primeira Infância Cidadã em Maceió. Com isso, gestantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bela Vista participaram de um piquenique na orla da praia de Ponta Verde.
Programa Primeira Infância Cidadã de Maceió
Além disso, o piquenique foi marcado por muita animação e descotração. As mulheres receberam orientações de nutricionistas, enfermeiras e profissionais da educação física. Os profissionais da saúde e bem-estar propuseram atividades específicas para as grávidas e falaram sobre a importância de uma alimentação saudável neste período, e também na primeira infância, amamentação, a importância do pré-natal, da vacinação da gestante e da criança e prevenções ginecológicas.
De acordo com Paula Chaves, coordenadora do Cras Bela Vista, essas mulheres também participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e dos serviços de CadÚnico. Ela ainda destacou a importância desse tipo de atividade, que gera momentos de lazer e ocupação de espaços públicos de Maceió.
“Possibilitar esses momentos com profissionais de saúde para esclarecer e tirar as dúvidas das gestantes é de suma importância, principalmente, quando elas são chefes de família e/ou mães solos. É um momento de apoio e fortalecimento psicológico para elas também, sendo fundamental para exercerem o direito delas ao lazer e a integração social.”
Participantes
Janaína Leite, 25 anos, foi uma das participantes do encontro entre gestantes. Ela reforçou a assistência que o Programa Primeira Infância Cidadã dá às gestantes e crianças.
“O que mais me chamou atenção nesse encontro é ter um programa que dá extrema importância para nós, mulheres gestantes. E que desenvolve um papel necessário na evolução da criança. Foi tudo muito bom e bonito, tivemos bastante espaço para tirar fotos e nos divertimos, além de aprender exercícios que melhoram o nosso dia a dia.”
Já para a dona de casa Maria Luana de Souza, 28 anos, o encontro foi especial e contou que esta foi sua primeira visita à orla da Ponta Verde:
“Foi tudo maravilhoso. As meninas da equipe do Programa Primeira Infância Cidadã nos deram total assistência e atenção. Já tenho quatro filhos, mas com esse encontro aprendi muita coisa que ainda não sabia sobre gestação e saúde. De verdade, gostei muito de toda essa ação, foi um prazer.”
Como funciona o Programa Primeira Infância Cidadã de Maceió
O programa apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 a 6 anos de idade e facilita o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitem do acompanhamento da chamada primeira infância.
Além disso, o programa é mantido pelo governo federal, e o público alvo compreende crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.
*Foto: Reprodução