Programa Mãe Salvador é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Neste ano, o Programa Mãe Salvador, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já conta com 13 mil gestantes cadastradas como beneficiárias do Cartão de Transporte Bilhete Identificado Salvador Card. A ação oferece deslocamento gratuito de mulheres que realizam o pré-natal na rede de atenção primária de saúde da capital baiana.
Programa Mãe Salvador
Além disso, cada gestante pode receber até 30 bilhetes de transporte público, distribuídos pelas três fases do período gestacional:
seis bilhetes são para o início do pré-natal;
14 para duas ou mais consultas de pré-natal e para os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites A e B;
e dez bilhetes se destinam à realização de quatro ou mais consultas de pré-natal.
De acordo com o coordenador do programa, Abdon Brito:
“O cadastro no Programa Mãe Salvador é realizado na unidade de saúde onde a gestante iniciou o pré-natal, por meio do Sistema Vida. As interessadas devem apresentar o Cartão SUS de Salvador, comprovante de residência na cidade e CPF.”
O que pensam as gestantes
A gestante Francine Fonseca, de 24 anos, é um das beneficiadas do Mãe Salvador. Ela tinha 14 semanas de gestação quando teve acesso ao benefício. Por estar desempregada, ela revela que o programa tem ajudado bastante a manter o acompanhamento médico em dia nesse período.
“Soube do programa através de outras mulheres grávidas que estavam na fila da primeira consulta de pré-natal, na Unidade de Saúde da Família de Itapuã. A enfermeira me ajudou a fazer o cadastro e o pedido. Foi muito importante porque tenho uma gestação de risco e não posso fazer esforço. Facilitou bastante para ir às consultas, tudo certinho.”
Sobre o Mãe Salvador
O programa Mãe Salvador é regulamentado pela Lei Municipal do Sistema Único de Assistência Social de nº 9.502/2019 e pela Resolução nº 62/2020 do Conselho Municipal de Assistência Social. Ele trata de benefícios aos cidadãos e famílias, que têm dificuldade de arcar por conta própria. A ação é realizada em parceria entre a SMS e as secretarias de Mobilidade (Semob) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer.
*Foto: Depositphotos