Paraty com crianças pode agradar por suas praias, mas também pelo seu valor histórico; confira
A cidade de Paraty, que fica na Costa Ver do estado do Rio de Janeiro, oferece muita diversão para crianças e adultos. Isso tanto por suas praias e passeios de barco, quanto por seu valor histórico.
O que fazer em Paraty com crianças?
Em primeiro lugar, o local possui a Mata Atlântica preservada com lindas praias. Além disso, conta com uma excelente estrutura turística, com opções de passeios para toda família. Já as hospedagens oferecem conforto e lazer para que sua estadia e de seus filhos seja bem agradável.
A seguir, confira algumas dicas do que fazer neste lugar paradisíaco.
Passeios de barco em Paraty com crianças
Os passeios de barco são ótimos para conhecer as praias e ilhas da região. Mas também garantem diversão para as crianças. Isso porque as embarcações são muito bonitas e mexem com o imaginário dos pequenos. E ainda contam com uma ótima estrutura para as crianças aproveitarem a experiência mar adentro. Em cada parada, por exemplo, disponibilizam máscaras de mergulho e espaguetes para a diversão na água.
Contudo, quem quiser realizar passeios de escuna têm a chance de conhecer locais, como a Praia do Lula, a Ilha Comprida, a Lagoa Azul e a Praia Vermelha. Há também passeios de barcos e lanchas que fazem roteiros pela Ilha do Algodão, Ilha da Cotia, Saco da Velha, Praia da Conceição, Praia do Engenho, Praia do Costa e Saco do Mamanguá.
Cachoeiras
Para quem gosta de se aventurar em pequenas trilhas com os pequenos, podem visitar algumas cachoeiras da região. É o caso da Cachoeira do Tobogã, que tem uma enorme pedra por onde desce a água, formando um grande escorregador natural direto para um poço ótimo para banho. Já a Cachoeira Poço do Tarzan possui uma piscina natural formada entre as pedras.
Vala dizer que estes passeios podem ser contratados via agência de turismo. E para agradar os adultos, o roteiro inclui uma parada em um alambique de cachaças e em uma exposição de bromélias.
Vila de Trindade
Aqui, a aventura e diversão estão garantidos, pois há um caminho sinuoso que leva à vila turística que aguça a imaginação das crianças, além da descida do Morro do Deus me livre que dá um friozinho na barriga.
A estrada leva até a praia do Cepilho, com um visual incrível e mar agitado, perfeito para surfistas. Apesar de não ser apropriada para crianças, vale a pena parar para admirar a beleza do lugar. Nesse trecho, os carros passam por cima de uma rocha onde corre um curso d’água. Passando pela vila, é possível visitar as praias dos Ranchos e do Meio, ótimas para passar o dia com os pequenos.
Centro histórico
Por fim, a visita à Paraty com crianças tem que passar por um tour pelo centro histórico da cidade. As ruas de pedras e os casarões antigos convidam a uma viagem ao período colonial. Inclusive, vale a pena fazer um tour com um guia turístico que explicará a história de cada lugar.
O colorido das portas e janelas também conquista a atenção dos pequenos e rendem ótimas fotos. Ademais, o centro histórico de Paraty tem várias lojinhas de artesanatos, restaurantes e sorveterias, para deixar o dia por lá muito mais agradável.
*Foto: Reprodução/Michelle Amaral