Treino funcional para gestantes deve ser autorizado pelo médico e praticado com a ajuda de um personal
Assim como outras práticas para a saúde e bem-estar as futuras mamães, o treino funcional é muito bom e um grande aliado deste período. Isso porque o corpo passa por uma série de mudanças.
Pelo fato de passar por alterações hormonais logo nas primeiras semanas de gestação, a mulher já compromete sua rotina. Portanto, é preciso adequar tudo a nova realidade dos próximos meses.
Com o crescimento da barriga, o peso nos membros inferiores aumenta, e isso gera inchaços, dores e até mesmo câimbras. É neste momento que se exercitar vira um grande diferencial durante a gestação.
Treino funcional para gestantes
Sendo assim, o treino funcional para gestantes pode ser um grande aliados das mamães de primeira viagem e também àquelas que já têm mais filhos. Mas não se esqueça de consultar seu médico e procurar um profissional para acompanhar sua rotina de exercícios.
Além disso, o treinamento funcional ajuda no controle do peso, traz alívio do estresse diário e aumento da autoestima.
Esta série de exercício também tonificam as pernas, ajudando a gestante a se mover melhor até mesmo nas tarefas mais simples do dia a dia, como se levantar, caminhar e sentar. As panturrilhas agradecem! Isso porque este tipo de treino faz retornar o sangue aos membros superiores, atuando como uma espécie de “segundo coração”.
E ainda há o fortalecimento dos braços, que é essencial após o nascimento do bebê, e o mesmo irá crescer e aumentar de peso.
Dores localizadas
Mas também há gestantes que sofrem de dores no ombro. E com as aulas de funcional há um fortalecimento gradativo da região. Porém, vale ressaltar que o educador físico ajudará a grávida a desenvolver sua consciência corporal. E isso influenciará em como ela irá segurar seu bebê e, consequentemente, evitar o ressurgimento de dores, além de novas lesões.
Exercícios recomendados
Para surtir maior efeito, os exercícios devem ser adaptados mês a mês, conforme a necessidade da gestante.
Os exercícios recomendados às mulheres grávidas são aqueles que trazem segurança e que trabalham principalmente a postura e alongamento de pernas e coluna. Uma alternativa são os exercícios aeróbicos.
Portanto, a mulher grávida deve fugir daqueles exercícios que envolvem superfícies que provoquem o desequilíbrio e possíveis quedas. Todavia, ela pode fazer bom uso da bola suíça, que mesmo sendo um acessório instável, trabalha bastante a postura e movimentos circulares do quadril. E ainda promove o relaxamento dos músculos da lombar.
Benefícios do treino funcional para gestantes
Veja a seguir as demais vantagens que o treinamento funcional proporciona:
- Ajuda no controle do peso;
- Atua na melhora da autoestima;
- Reduz o estresse;
- Melhora os desconfortos ocasionados pela gravidez;
- Melhora a circulação do sangue, oxigenando melhor o bebê;
- Melhora a postura e combate as dores da coluna;
- Facilita na recuperação pós-parto.
*Foto: Depositphotos