Mostra Sombras Milenares é lúdica e colorida ao mesmo tempo, além de ser inédita na América Latina
Em cartaz desde outubro do ano passado, a exposição inédita na América Latina, Sombras Milenares, encanta crianças e adultos. A exposição pode ser conferida até o dia 6 de março no Farol Santander, em São Paulo.
Exposição Sombras Milenares
A mostra Sombras Milenares conta com nove obras e instalações artísticas produzidas pelo duo internacional HYBYCOZO. Além disso, a exposição foca na materialização da sombra como elemento artístico central da obra. Mas aliado à tecnologia e estudo da geometria.
Ingressos e faixa etária
A mostra segue até o dia 6 de março, e funciona de terça a domingo, das 9h às 20h. Já os ingressos custam R$ 25 por pessoa, com direito à visitação completa no edifício. Porém, crianças de até dois anos e 11 meses não pagam.
Há meia-entrada para estudantes, crianças de 3 a 12 anos, idoso (acima de 60 anos), aposentados, jovens pertencentes a famílias de baixa renda (com idade de 15 a 29 anos), pessoas com deficiência e acompanhante quando necessário. Além de diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipal do Estado de São Paulo, professores da rede pública estadual e das redes municipais de ensino do Estado de São Paulo. A classificação é livre.
Técnica site-specific
Outro detalhe que chama atenção são as composições artísticas que utilizam a técnica site-specific. Ele é um design exclusivo pensado conforme o ambiente.
Algumas obras que chegam ao Farol Santander são inéditas e outras já foram expostas em cidades como Istambul, Dubai, São Francisco, Las Vegas e Nova Iorque.
Duo HYBYCOZO
O duo HYBYCOZO reúne a cientista ambiental e artista visual Yelena Filiptchuk (Ucrânia) e o designer industrial Serge Beaulieu (Canadá). Trata-se de um projeto colaborativo de escultura e instalação artística com luz e sombra, que trabalha com obras em larga escala.
Obras da mostra Sombras Milenares
Na mostra será possível conferir as seguintes obras: Trocto, Rhombi, Ivov, Icozo, Dodi, Illuminati, Cylinder, Sunscope e Star, uma instalação em larga escala que ficará no hall de entrada do Farol Santander.
Já a união da matemática, ciência e arte leva o público a uma viagem atemporal para os estudos milenares sobre a sociedade e seus elementos místicos.
Na prática
Na prática, a sombra representa o conceito matemático conhecido como projeção dimensional. A partir da concepção de esculturas quadridimensionais, as sombras de HYBYCOZO são capazes de construir suas versões tridimensionais.
Inspirações
Além disso, as obras são inspiradas no movimento de arte minimalista, light art e pela arte em mosaico folclórico. O duo traz ainda a referência de pesquisadores de campo do fenômeno geométrico, incluindo artistas, químicos, matemáticos, filósofos ancestrais e artesãos.
A dupla HYBYCOZO foca na Estrutura E8 e na geometria sagrada. A primeira obra, Trocto, é a representação do símbolo sagrado Cubo Metatron, observado no século VII a.C., no Templo de Osíris, Egito Antigo, e em mosaicos romanos.
*Foto: Divulgação