Com 7 semanas de gestação, o bebê é apenas um grão de feijão, ao tentar ilustrarmos seu tamanho. Isso porque a medida se refere do topo da cabeça até o bumbum (que é como são medidos os embriões).
7 semanas de gestação
Além disso, com 7 semanas de gestação, os botões embrionários, que se tornarão mãos e pernas, cresceram um pouco em comparação à semana anterior. E da pontinha, que é um pouco achatada, vão se formar as pequenas mãozinhas, um pouco mais adiante.
Além disso, o tecido que se transformará as pálpebras, aos poucos, começa a crescer para cobrir os olhos. Até então, eles ficam sempre expostos.
Cérebro que cresce rapidamente
No entanto, o destaque mesmo desta semana de gravidez vai para o cérebro. Nesta fase, o órgão se desenvolve de modo surpreendentemente veloz. A cada minuto, seu filho desenvolve em torno de cem novas células cerebrais. Portanto, a cabeça é bem maior do que o restante do corpo do embrião. Sendo assim, este é um ótimo momento para lembrar da importância do consumo do ácido fólico, vitamina fundamental para a formação do bebê e suas conexões neurais. Mas, se ainda não toma, converse sobre isso com o seu obstetra.
Outro fato desta etapa é que feto pula de lá para cá, se mexendo muito. Porém, você ainda não consegue perceber nada. Tenha calma! Essa hora vai chegar.
O que ocorre com seu corpo nesta fase
Todavia, se você faz integra o time das grávidas com enjoo, o sintoma pode piorar da sétima semana da gravidez em diante. Em geral, a náusea é mais intensa nos primeiros três meses, mas pode durar mais. A alimentação pode ajudar a amenizar o incômodo. Casos muito intensos podem ser diagnosticados como hiperêmese gravídica, uma condição em que a gestante tem numerosos e fortes episódios de enjoos e vômitos. E ainda pode resultar em desidratação e outras complicações, que prejudicam a saúde da mãe e do bebê. Ou seja, fique atenta e, se preciso, converse com seu médico.
Por fim, o volume de sangue no seu corpo está aumentando para atender às necessidades de desenvolvimento e oxigenação do bebê. Ao longo de toda a gestação, esse volume aumenta em até 50%, sabia? Por isso, pode ser que você sinta mais sede do que antes. Tente ingerir, ao menos, 2 litros de água por dia.
*Foto: Depositphotos