Antes de tentar engravidar, tire todas as suas dúvidas com seu obstetra, pois os preparativos começam antes de um teste dar positivo
Muitas mulheres, antes de engravidar, devem obter todas as respostas para planejar uma gravidez mais tranquila ou até mesmo identificar se não conseguiria engravidar já nas primeiras tentativas.
Em entrevista à Revista Crescer, no mês passado, a obstetra Michele Panzan, especialista em reprodução humana do Grupo Huntington (SP), afirmou:
“O primeiro passo é procurar o ginecologista com alguns meses de antecedência para esclarecer todas as dúvidas, fazer exames de check-up, tomar os suplementos e deixar ‘tudo em ordem’ para poder, então, engravidar.”
Antes de tentar engravidar
Sendo assim, veja a seguir seis respostas para as perguntas cruciais antes de tentar engravidar, de acordo com a obstetra.
Histórico da família
É fundamental saber seu histórico familiar. Com certeza sua obstetra fará esta pergunta. E se houver algum caso de dificuldade de engravidar na sua família é preciso ser avisado imediatamente. Pois assim, o médico saberá quais exames deverá pedir.
Anticoncepcional
É preciso saber junto ao seu obstetra quando deve interromper o uso de contraceptivos hormonais. Se for pílula, ela pode demorar até seis meses para os ciclos ovulatórios voltarem ao “ritmo normal”.
Remédios
Além disso, alguns remédios podem mudar os níveis hormonais antes de tentar engravidar. E também podem ser capazes de interferir na fertilidade. Fale ao seu obstetra quais medicações de uso contínuo costuma tomar para que possam avaliar e realizar alterações, caso necessário.
Dia a dia
Relate seus hábitos alimentares e de atividade física. Sendo assim, talvez, você tenha de fazer alterações em sua dieta, além de reduzir o ritmo de exercícios e ingestão de cafeína.
Vitaminas e suplementos
Neste caso, o suplemento de ácido fólico é indicado para todas as mulheres antes de tentar engravidar. Portanto, pergunte ao seu médico se é preciso de outros polivitamínicos.
Vacinas
Por fim, a maior parte das vacinas é liberada a gestantes. Mas há algumas, como os da febre amarela e da rubéola, que precisam ser aplicadas antes da gestação. Aproveite e veja de sua carteira de vacinação está em dia.
*Foto: Divulgação/Depositphotos